Desenho de superfícies planetárias em 3D

DSpace/Manakin Repository

Desenho de superfícies planetárias em 3D

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Rogado, José Luís de Azevedo Quintino, orient.
dc.contributor.author Varela, Filipe Costeira
dc.date.accessioned 2018-05-16T16:05:23Z
dc.date.available 2018-05-16T16:05:23Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8789
dc.description Orientação: José Luís de Azevedo Quintino Rogado pt
dc.description.abstract Esta dissertação pretende cobrir o desenvolvimento de um motor gráfico baseado em OpenGL para desenho de superfícies de dimensão planetária com topografia real. A quantidade de informação necessária para cobrir toda a superfície de um planeta torna necessária a utilização de mecanismos de representação multiresolução, compressão e organização da topografia para permitir a recuperação eficaz, possibilitando o seu desenho sem pausas perceptíveis para o utilizador. Neste contexto, esta dissertaçãoo descreve a concepção e desenvolvimento de um motor gráfico para desenho de superfícies contínuas, de dimensão planetária, utilizando topografia real. Os objectivos deste motor são: _ Desenho de superfícies planetárias com topografia real _ Apresentar baixa complexidade tecnológica para adaptação simples a cada cenário de utilização _ Garantir performance satisfatória para vários cenários de utilização sem atrasos perceptíveis _ Ser disponibilizado em modo Open Source e de forma gratuita _ Utilizar apenas fontes de informação gratuitas e publicamente acessíveis Apresentarei os métodos desenvolvidos para este efeito nas diferentes fases de pré-processamento, desenho e processamento vectorial no processador gráfico, assim como os resultados obtidos e comparação com métodos alternativos. Posteriormente, para ilustrar a possibilidade de extensão de funcionalidades do motor desenvolvido, apresentarei métodos e implementações de codificação de regras de física e visualização de dados reais dentro do motor. O título do motor gráfico desenvolvido para este projecto é Terrain Rendering Engine, doravante referenciado pelo acrónimo T.R.E. pt
dc.format application/pdf en
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess en
dc.subject MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO pt
dc.subject INFORMÁTICA pt
dc.subject MODELAÇÃO 3D pt
dc.subject TOPOGRAFIA pt
dc.subject ASTRONOMIA pt
dc.subject COMPUTER SCIENCE en
dc.subject 3D MODELING en
dc.subject TOPOGRAPHY en
dc.subject ASTRONOMY en
dc.title Desenho de superfícies planetárias em 3D pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201909502 pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
Dissertacao-Filipe-Varela-Final.pdf 10.97Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta