Abstract:
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Esta dissertação pretende cobrir o desenvolvimento de um motor gráfico baseado em OpenGL para desenho de superfícies de dimensão planetária com topografia real. A quantidade de informação necessária para cobrir toda a superfície de um planeta torna necessária a utilização de mecanismos de representação multiresolução, compressão e organização da topografia para permitir a recuperação eficaz, possibilitando o seu
desenho sem pausas perceptíveis para o utilizador.
Neste contexto, esta dissertaçãoo descreve a concepção e desenvolvimento de um motor gráfico para desenho de superfícies contínuas, de dimensão planetária, utilizando topografia real. Os objectivos deste motor são:
_ Desenho de superfícies planetárias com topografia real
_ Apresentar baixa complexidade tecnológica para adaptação simples a cada cenário de utilização
_ Garantir performance satisfatória para vários cenários de utilização sem atrasos perceptíveis
_ Ser disponibilizado em modo Open Source e de forma gratuita
_ Utilizar apenas fontes de informação gratuitas e publicamente acessíveis
Apresentarei os métodos desenvolvidos para este efeito nas diferentes fases de pré-processamento, desenho e processamento vectorial no processador gráfico, assim como os resultados obtidos e comparação com métodos alternativos.
Posteriormente, para ilustrar a possibilidade de extensão de funcionalidades do
motor desenvolvido, apresentarei métodos e implementações de codificação de regras de física e visualização de dados reais dentro do motor.
O título do motor gráfico desenvolvido para este projecto é Terrain Rendering
Engine, doravante referenciado pelo acrónimo T.R.E. |