Gestão educacional : análise do mal-estar docente nas escolas do distrito administrativo de Mosqueiro

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Gestão educacional : análise do mal-estar docente nas escolas do distrito administrativo de Mosqueiro

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Título: Gestão educacional : análise do mal-estar docente nas escolas do distrito administrativo de Mosqueiro
Autor: Silva, Laianny de Fátima Simões da
Resumo: As novas demandas sociais, econômicas e políticas que são apresentadas a atual sociedade resignificam muitas idealizações sobre as pessoas, as classes profissionais e a maneira de lidar com um cenário, especialmente educacional, que se modifica constantemente e em uma velocidade célere. Na profissão de professor observou-se a elevação de casos de doenças psíquicas, físicas e demais acometimentos a presente categoria, admitimos assim, como primordial o objetivo desta dissertação, descrever, analisar e compreender como se manifestam nas instituições do Distrito Administrativo de Mosqueiro (DAMOS), e em que medidas as atuais condições de trabalho colocam novas exigências aos gestores ensejando possibilidades ou dificuldades ao trabalho no ensino fundamental. Temos como objetivos específicos: a) indicar as patologias diagnosticadas em docentes do DAMOS; b)descrever as situações e fatores condicionantes do mal-estar e o adoecimento dos docentes apontados pelos mesmos; c) verificar se nos projetos políticos pedagógicos desenvolvidos nas escolas há contemplação de ações que visem o bem-estar docente; d) descrever os projetos de combate ao mal-estar docente desenvolvidos pela gestão das escolas. Para coleta de dados, utilizamos questionários aos professores, entrevista aos gestores e análise dos PPP´s, mesclando estudos teóricos e empíricos, versando em uma caracterização qualiquanti. Como resultados principais obtivemos: a) doenças osteomusculares e psíquicas, b) a falta de infraestrutura, deficiência na comunicação entre as pessoas/setores, c) a construção unilateral dos PPP´s e a sua não-reavaliação, d) a ausência total de projetos oriundos das escolas no combate ao mal-estar docente. Desta feita, apontamos para a viabilização de formações advindas das secretarias de educação às escolas que proponham uma nova visão sobre a necessidade de projetos direcionados à saúde dos professores e processos gestacionais valorizadores da pessoa do professor.The new social, economic, and political demands that are presented in today's society reignite many idealizations about the people, the professional classes and the way of dealing with a scenario, especially educational, that changes constantly and at a rapid rate. In the profession of professor, we observed the increase of cases of psychic, physical and other disorders in this category, and thus, as primordial the objective of this dissertation, describe, analyze and understand how they manifest themselves in the institutions of the Administrative District of Mosqueiro (DAMOS), And in what measures the current working conditions put new demands on managers by providing possibilities or difficulties to work in elementary school. We have specific objectives: a) to indicate the pathologies diagnosed in teachers of DAMOS; B) describe the situations and factors conditioning the malaise and the sickness of the teachers pointed out by them; C) to verify if in the political pedagogical projects developed in the schools there is contemplation of actions that aim at the teacher well-being; D) describe the projects to combat teacher malaise developed by the management of schools. For data collection, we used questionnaires to teachers, interviews managers and analysis of PPPs, merging theoretical and empirical studies, dealing with a qualitative-quantitative characterization. The main results obtained were: A) musculoskeletal and psychic diseases, B) lack of infrastructure, lack of communication between people / sectors, C) unilateral construction of PPPs and their non-reassessment, D) the total absence of projects from schools in the fight against teacher malaise. This time, we aim at the viabilization of formations coming from the departments of education to the schools that propose a new vision on the necessity of projects directed to the health of the teachers and gestational processes valuing the person of the teacher.
Descrição: Orientação: Ana Paula Lopes Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/8748
Data: 2016


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