Saúde mental na escola pública municipal de Serra Talhada/PE: uma pesquisa qualitativa nos ensinos infantil e fundamental

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Title: Saúde mental na escola pública municipal de Serra Talhada/PE: uma pesquisa qualitativa nos ensinos infantil e fundamental
Author: Jesus, Ivania Suene de
Abstract: Este estudo tem por objetivo avaliar o trabalho de intervenção e prevenção do NUPSF na melhoria da saúde mental das crianças e jovens, dos ensinos infantil e fundamental, através de parcerias com as escolas públicas municipais com alunos da rede municipal de ensino da cidade de Serra Talhada/PE. Para responder a essas questões foram elaboradas fichas de encaminhamento, distribuídas nas escolas, para que alunos com algum sintoma de transtorno mental fosse encaminhados para o NUPSF. Percebemos ter havido um avanço em relação a superação quanto ao estigma da doença e da “loucura”,especialmente após o processo de Reforma Psiquiátrica, que possibilitou o tratamento ambulatorial em Centros Especializados. No contexto escolar municipal, as Formações, as Capacitações, os Fóruns oferecidos pelas Diretorias de Ensino Aprendizagem e de Políticas de Ensino, em parceria com o Núcleo Psicosossial e Fonoaudiológico consolidam subsídios que vêm norteando o professor, quanto ao reconhecimento das demandas escolares. Percebemos ainda que o professor apresenta melhor embasamento quanto à percepção crítica, sobre o que qualifica a doença mental e sobre o que se espera dele, acerca do que fazer, após diagnóstico dos transtornos.This study aims to evaluate the intervention work and prevention NUPSF in improving the mental health of children and young people, children and primary, through partnerships with public schools with students from municipal schools in the city of Serra Talhada / PE. To answer these questions routing chips were prepared, distributed in schools so that students with some symptoms of mental disorder were referred to the NUPSF. We realized that there was an improvement on overcoming stigma about the disease and "insanity", especially after the process of Psychiatric Reform, which enabled the outpatient treatment in specialized centers. At the municipal school context, the formations, the Capability, the forums offered by the Education Board Learning and Teaching Policy, in partnership with the Psicosossial and Speech Therapy Center consolidate subsidies that have been guiding the teacher, the recognition of school demands. We realize also that the teacher has a better foundation in critical perception on what qualifies mental illness and what is expected of him, about what to do after diagnosis of disorders.
Description: Orientação : Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/8690
Date: 2016


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IVANIA DE JESUS.pdf 1.956Mb PDF View/Open Dissertação de mestrado

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