Gestão de contas públicas e «accountability» no sistema educativo: contributos para a escola de excelência

DSpace/Manakin Repository

Gestão de contas públicas e «accountability» no sistema educativo: contributos para a escola de excelência

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Armando, orient.
dc.contributor.author Cardoso, Cármen Sílvia Morais
dc.date.accessioned 2018-03-27T19:51:19Z
dc.date.available 2018-03-27T19:51:19Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8675
dc.description Orientação: Armando Silva ; co-orientação: Alcina Oliveira Martins pt
dc.description.abstract Realizou-se esta investigação sobre a mais recente reestruturação da escola pública que foi a criação dos agrupamentos de escolas. Vislumbrou-se o novo modelo de gestão bem como o «modus operandi» da governança/ administração/finanças escolares, tendo por base a relatividade da sua autonomia, assim como das constantes reformulações a que o conceito tem sido submetido. Aplicou-se à Escola Pública o modelo financeiro proposto por Slomski (1996). Utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso instrumental único, alicerçado numa estratégia multimétodo que conjugou dados qualitativos e quantitativos, através da observação participante, registo, análise documental, questionário e entrevistas a informantes-chave. Focalizou-se o olhar na opinião dos professores, e intentou-se compreender como observam o modelo de autonomia e de gestão/administrativa desta nova(mega) unidade orgânica. Em paralelo, pode-se constatar que o agrupamento de escolas apresentou, em 2012, um Resultado Económico positivo de 756 940,37 €, o que equivale a uma média de 330,57 € por aluno. Concluiu-se que agrupamento de escolas desenvolve, de forma eficiente, a sua atividade de educação pública e devolve à sociedade os benefícios pela sua ação, a um custo menor que o preço do mercado. Reconheceu-se um “agrupamento de valor” e, por isso, a caminho da “excelência”. pt
dc.description.abstract We have grounded our investigation on the most recent re -structuring of public school which was the creation of big school groupings. We have studied the «modus operandi» of the administration /financial management according to the relativity of its self leadership as well as the constant appreciations to which the concept has been submitted .We have launched to the public school the method proposed by Slomski (1996). We have used as a strategy a unique study case based on a multi method strategy which has gathered quality and quantity data through the participant observation, documentary register and analysis as well as quizzes. We have focused our attention in the teachers’ opinion and we have tried to realize the way they see the leadership model and the administrative management of this new big organic unity. At the same time we have been able to conclude that the grouping has presented a positive economical result 2012, of 756 940,34 €, which means an average of 330,57 € per student. We conclude that the school can develop in an efficient way its activity of public education and it can no doubt give back to society the benefits from its activity, at a lower price than the market one. We recognize it as a “valuable grouping” and therefore a school of “excellence”. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess en
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESCOLAS PÚBLICAS pt
dc.subject GESTÃO ESCOLAR pt
dc.subject GESTÃO CONTABILÍSTICA pt
dc.subject SISTEMAS EDUCATIVOS pt
dc.subject IMPACTO ECONÓMICO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject ACCOUNTING MANAGEMENT en
dc.subject EDUCATIONAL SYSTEMS en
dc.subject ECONOMIC IMPACT en
dc.title Gestão de contas públicas e «accountability» no sistema educativo: contributos para a escola de excelência pt
dc.type doctoralThesis pt
dc.identifier.tid 101437129 pt


Files in this item

Files Size Format View Description
CAEMEN CARDOSO TESE FINAL COM JÚRI.pdf 15.54Mb PDF View/Open Tese de Doutoramento

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account