Atuação do enfermeiro como educador formador

DSpace/Manakin Repository

Atuação do enfermeiro como educador formador

Apresentar o registro completo

Título: Atuação do enfermeiro como educador formador
Autor: Queiroga, Betynna Grazianne Batista
Resumo: O enfermeiro docente é aquele profissional que atua na formação acadêmica de outros profissionais, visando o processo de ensinar e aprender, contribuindo para torná-los profissionais éticos, humanizados e comprometidos com a profissão, enquanto que o enfermeiro cuidador é aquele que atua de maneira assistencial, visando a saúde e o bem estar do paciente. O objetivo geral deste estudo é analisar o papel do enfermeiro enquanto educador formador; os objetivos específicos são: identificar as atribuições do enfermeiro na formação profissional; conhecer a metodologia de ensino e aprendizagem utilizada na formação de enfermeiros; caracterizar os benefícios do ensino de qualidade. Quanto ao método, foi usado o Estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa. A população foi composta por 40 profissionais do curso de Enfermagem que exercem suas práticas de ensino no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). A amostra foi composta por 10 enfermeiros docentes. O processo de coleta de dados se desenvolveu através de uma entrevista, com questões que abordaram a atuação do enfermeiro como educador formador. Foi realizada uma análise de qual tem sido o papel do enfermeiro enquanto educador formador. São evidenciados avanços e retrocessos no que se refere a essa questão. Percebe-se os retrocessos quando educadores demonstraram não conseguir dissociar o profissional docente, da assistência, o enxergam apenas, como cuidador assistencial. Os avanços ocorreram quando se compreendeu de fato qual tem sido o papel do enfermeiro enquanto educador formador, que é o de formar profissionais éticos, humanizados e comprometidos com o processo de ensino e aprender. Foi possível, nesta pesquisa, alcançar os objetivos propostos. Demonstrou-se que houve divergências nas percepções dos docentes entrevistados, mas que apesar disso, houve concordância em alguns aspectos e relatos sobre o cenário investigado. Este estudo confirma que ser enfermeiro docente exige mais do que o simples saber, é necessário ser crítico, reflexivo, um mediador no processo de ensino e aprendizagem.The educational nurse is the professional who acts in the academic formation of other professional, aiming the process of teaching and learning, contributing to turning them ethical, humanized professionals and engaged with the career as the caring nurse is the one who acts in an assisting way aiming the patient health and welfare. The general goal in this study is analyze which has been being the nurse role while former educator, the specific goals: to identify the role of nurses in vocational training; Know the teaching and learning methodology used in nurses formation; characterize the benefits of a quality teaching. In regard to method: Exploratory and descriptive study of qualitative nature. 40 nursing course professionals who have their teaching practice at Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) and Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) composed the population. 10 (ten) teaching nurses composed the sample. The data collection process was developed through an interview, with questions that boarded the nurse performance as former educator. An analysis was accomplished about the nurse role while a former educator. It has been shown improvements and withdrawal regarding this question. Withdrawal are noticed when educators showed not be able to disunite the teaching professional from the caring one, considering them just as an assisting caring professional. The advances occurred when it was really understood the nurse role while teaching former, that means form ethnic and humanized professionals committed with the teaching and learning process. It was possible in this research aim the proposed goals. Withdrawals about the interviewed teachers’ perceptions were shown, but despite, there were agreement in some aspects and reporting about the investigated scenario. This study confirms that being an educational nurse requires more than a simple knowledge, it is necessary to be critical, reflexive and a mediator in learning and teaching process.
Descrição: Orientação: Wilton Wilney Nascimento Padilha ; co-orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/8674
Data: 2017


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
Betynna Queiroga - dissertação final.pdf 1.299Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta