Gestão e liderança da instituição escolar numa sociedade em crise estudo de caso das escolas básicas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira

DSpace/Manakin Repository

Gestão e liderança da instituição escolar numa sociedade em crise estudo de caso das escolas básicas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Bento, António Maria Veloso, orient.
dc.contributor.author Silva, Natália Lucinda de Sousa
dc.date.accessioned 2018-03-12T17:19:14Z
dc.date.available 2018-03-12T17:19:14Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8621
dc.description Orientação: António Maria Veloso Bento ; co-orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins pt
dc.description.abstract No presente estudo de investigação pretendeu-se fazer uma análise sobre a matéria da organização, gestão e liderança escolar dos Diretores/Presidentes das escolas do segundo e terceiros Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). A análise visou desenvolver conhecimento através da investigação teórica e trabalho empírico, para o exercício da prática de gestão e liderança escolar, num momento em que a escola e a sociedade se debatem entre indefinições e conflitos, a fim de se reestruturarem e se adaptarem aos novos contextos de mudança, sem perderem o rumo na busca da melhoria da qualidade e eficácia pretendida. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia mista com aplicação de um inquérito a 504 professores e a realização de 19 entrevistas semiestruturadas (18 a Diretores/Presidentes das instituições escolares, e uma ao Diretor Regional da Administração Educativa). Os resultados do estudo revelaram que: os professores continuam a preocupar-se com a transmissão dos valores fundamentais e alcance do sucesso educativo; que o estilo de liderança predominantemente adotado pelos Diretores/Presidentes das escolas da RAM (Região Autónoma da Madeira) é o estilo transformacional; que o exercício do gestor/líder obedece a um perfil enquadrado num modelo de Diretor/Presidente padrão com caraterísticas bem determinadas. pt
dc.description.abstract In this research study we intended to perform an analysis on the subject of school organization, management and leadership of school Head teachers (Directors / Presidents) of the second and third cycles of elementary school and the secondary school in the “Autonomous Region of Madeira” “(Região Autónoma da Madeira”) (RAM). This study aims at improving the knowledge, through theoretical investigation and empirical work, of school management and leadership practices, at a time when school and society find themselves among uncertainty and conflicts, trying to restructure themselves e to adapt to new changing contexts, without losing their way in the search for better quality and efficiency. In this investigation it was used a mixed methodology with the application of a questionnaire to 504 teachers and the performance of 19 semi structured interviews (18 to school Head teachers and one to the Regional Educational Administration Director). The results of this study reveal that: the teachers are still worrying about the transmission of fundamental values and the reach of the educational success; the predominant style of leadership adopted by Head teacher in RAM (Região Autónoma da Madeira) is the “transformational” style; the manager/leader performance follows a pattern of well-defined characteristics. en
dc.format application/pdf
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject GESTÃO ESCOLAR pt
dc.subject LIDERANÇA pt
dc.subject ENSINO SECUNDÁRIO pt
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject SOCIEDADE pt
dc.subject GESTÃO pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject ILHA DA MADEIRA pt
dc.subject MADEIRA ISLAND pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL MANAGEMENT en
dc.subject LEADERSHIP en
dc.subject SECONDARY EDUCATION en
dc.subject SCHOOLS en
dc.subject SOCIETY en
dc.subject MANAGEMENT en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.title Gestão e liderança da instituição escolar numa sociedade em crise estudo de caso das escolas básicas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira pt
dc.type doctoralThesis pt
dc.identifier.tid 101502958 pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
2015_tese_definitiva_natalialucindasilva.pdf 4.551Mb PDF Visualizar/Abrir Tese de Doutoramento

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta