As atitudes e os comportamentos disciplinares dos alunos perante a educação física : um estudo por género e por ciclo de ensino

DSpace/Manakin Repository

As atitudes e os comportamentos disciplinares dos alunos perante a educação física : um estudo por género e por ciclo de ensino

Show full item record

Title: As atitudes e os comportamentos disciplinares dos alunos perante a educação física : um estudo por género e por ciclo de ensino
Author: Alberto, Roberto Miguel Silva
Abstract: O estudo procura analisar o gosto e a satisfação na Educação Física (EF), a importância concedida à EF e os comportamentos de disciplina e indisciplina dos alunos em função do género e ciclo de ensino. O estudo tem ainda o objetivo de aferir as associações estabelecidas entre as atitudes de «gosto e satisfação na EF», «importância concedida à EF» com os comportamentos de «disciplina e indisciplina» dos alunos em função do género e do ciclo de ensino. Recorremos a dois instrumentos, Questionário de Atitudes dos Aluno em EF (QAAEF) e Inquérito de Condutas Disciplinares e Indisciplinares em EF (ICDIEF) por forma a testarmos as hipóteses de investigação (H1 e H2). Foram aplicados no mesmo momento a 204 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, pertencentes ao 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de duas escolas de um Agrupamento de escolas do Algarve. Resultados:  Alunos do género masculino pertencentes ao 2º e 3º Ciclo de ensino apresentam maior gosto e satisfação na aula de EF comparativamente ao género feminino;  Alunos do 2º Ciclo de ensino apresentam maior gosto e satisfação na aula, concedem maior importância à EF e referem ser mais disciplinados e menos indisciplinado que os alunos do 3º Ciclo de ensino;  Para alunos do género masculino pertencentes ao 2º e 3º Ciclo de ensino verifica-se uma associação entre gosto e satisfação na EF e comportamentos de disciplina;  Para alunos do género feminino pertencentes ao 2º e 3º Ciclo de ensino observa-se que quer o gosto e satisfação quer a importância concedida à EF para além de se associarem aos comportamentos de disciplina, têm inclusivamente, uma associação negativa com os comportamentos de indisciplina;  No 2º Ciclo de ensino somente o gosto e satisfação na EF tende a estar associado de forma negativa com os comportamentos de indisciplina;  No 3º Ciclo de ensino quer o gosto e satisfação quer a importância concedida à EF correlacionam-se com os comportamentos de disciplina. Confirmam-se as hipóteses. O género e o ciclo de ensino diferem nas associações entre as atitudes face à EF (gosto, satisfação e importância) e os comportamentos (disciplina e indisciplina).The present research analyses satisfaction, importance given to Physical Education (PE), discipline and undisciplined behaviors of students, according to gender and educational grade. This study also examines the associations between «satisfaction in PE», «importance given to PE» with «disciplined and undisciplined behaviors» according to their gender and educational grade. For this purpose, the study uses two important instruments: PE Student Attitudes Questionnaire (QAAEF) and PE Disciplinary and Undisciplinary Behaviors Survey (ICDIEF) in order to test two hypotheses (H1 and H2) in 204 students (aged between 10 and 19 years old belonging 2 nd and 3rd grade), from two schools in the Algarve. Main results:  The PE student satisfaction is stronger for the masculine gender;  The 2nd grade shows greater class satisfaction and gives greater PE importance, as well presents to be more disciplined and less undisciplined than 3rd grade;  The masculine gender presents a positive association between PE satisfaction and discipline behaviors; • In the female gender, satisfaction and importance given to PE are positively associated with discipline behaviors and negatively associated with undisciplined behaviors;  In the 2nd grade only satisfaction in PE is negatively associated with behaviors of indiscipline  In the 3rd grade, both, satisfaction and importance given to PE are positively correlated to disciplined behaviors. The hypothesis were confirmed. The gender and the educational grade differ in the associations between attitudes to PE (satisfaction and importance) and the behavior (disciplinary and undisciplinary). Keywords
Description: Orientação: Carla Alexandra Ramalho de Sena Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/8462
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
12052017_ROBERTO MIGUEL AlBERTO_TESE FINAL.pdf 2.434Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account