A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos

DSpace/Manakin Repository

A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos

Show full item record

Title: A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos
Author: Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Abstract: Este estudo teve por base um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), realizado no centro de Portugal. A análise focalizou o impacto da intervenção do projeto, nos alunos e professores que participaram ativamente no mesmo, indagando os seus efeitos e benefícios nas relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa, foi selecionada uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do PMC, na prevenção e resolução de conflitos, assim como na promoção da sociabilização. Na opinião dos professores, o pessoal não docente foi o que menos acompanhou a dinâmica do projeto. Em contraste, é significativa a formação específica de alunos e professores, pois concorreu para o desenvolvimento de valores e princípios, essenciais à convivência colaborativa.This study was based in a Conflict Mediation Project (CMP), carried out in the center region of Portugal. The analysis focused on the impact of the project intervention, in the students and teachers who participated actively in the projetc, investigating its effects and benefits in interpersonal relationships and in school life. In the study, a qualitative research was selected, which privileged the representations, meanings and practices about the CMP. The results point to the effectiveness of CMP in the prevention and resolution of conflicts, as well as promotion socialization. In the opinion of the teachers, the non-teaching staff was the one who least followed the dynamics of the project. In contrast, the specific training of students and teachers is significant, because it contributed to the development of values and principles, essential to collaborative coexistence.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8445
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
Dimensão_interpessoal_social_projeto_mediação.pdf 810.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account