Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos em jovens (ECMEDJ)

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Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos em jovens (ECMEDJ)

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dc.contributor.author Costa, Elisabete Pinto da
dc.contributor.author Melo, Márcia
dc.contributor.author Jesus, Paulo
dc.date.accessioned 2018-01-11T23:13:49Z
dc.date.available 2018-01-11T23:13:49Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation Costa, E. Pinto da ; Melo, M. & Jesus, P. (2011). Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos e jovens (ECMEDJ). Actas do XI Congresso Internacional de Psicopedagogia Galego-Português. Corunha. Universidade da Corunha, pp. 4623-4631. pt
dc.identifier.issn 1138-1663
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8432
dc.description.abstract A literatura especializada refere que a Mediação de Conflitos, enquanto metodologia de intervenção sócio-educativa, proporciona uma melhoria das competências de gestão pacífica de conflitos que, por sua vez, apoiam a promoção de competências relacionais. No entanto, a avaliação da eficácia de tais programas de intervenção requer a utilização de um instrumento válido e fidedigno que registe a aquisição e desenvolvimento de competências de mediação de conflitos. Assim, após um enquadramento teórico sobre a mediação e a importância das competências de mediação, descreve-se neste artigo, o processo de construção e validação de um instrumento capaz de desempenhar essa função. A construção da escala tipo Likert visou a inclusão de itens relativos a competências da mediação distribuídas por três dimensões psicológicas: dimensão cognitiva, sócio-emocional e relacional. A análise dos itens baseia-se nas respostas de 264 jovens dos 12 aos 20 anos, 148 do género feminino e 116 do género masculino, estudantes de quatro estabelecimentos de ensino, públicos e privados (ensino básico, secundário e universitário), residentes na zona Norte de Portugal. A análise psicométrica revelou uma consistência interna satisfatória (indicador de fiabilidade) assim como uma correlação elevada entre os resultados obtidos na Escala e as experiências reais de envolvimento em conflitos interpessoais (validade de construto e validade relativa a um critério externo). Avaliou-se ainda a estrutura factorial do instrumento, concluindo-se que as dimensões não correspondem a factores. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade da Corunha pt
dc.rights openAccess
dc.subject MEDIAÇÃO DE CONFLITOS pt
dc.subject COMPETÊNCIAS pt
dc.subject AVALIAÇÃO pt
dc.subject PSICOMETRIA pt
dc.subject CONSTRUÇAO DE TESTES PSICOLOGICOS pt
dc.subject JOVENS pt
dc.subject ECMEDJ pt
dc.subject CONFLICT MEDIATION en
dc.subject SKILLS en
dc.subject EVALUATION en
dc.subject PSYCHOMETRICS en
dc.subject CONSTRUCTION OF PSYCHOLOGICAL TESTS en
dc.subject YOUNG PEOPLE en
dc.subject ECMEDJ en
dc.title Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos em jovens (ECMEDJ) pt
dc.type conferenceObject pt


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