O Impacto da Comunicação Organizacional nas Intenções de Turnover : um estudo com chefias intermédias

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O Impacto da Comunicação Organizacional nas Intenções de Turnover : um estudo com chefias intermédias

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Título: O Impacto da Comunicação Organizacional nas Intenções de Turnover : um estudo com chefias intermédias
Autor: Faria, José Carlos de Jesus da Cruz
Resumo: A satisfação com a comunicação e o comprometimento organizacional, têm estado em evidência nas últimas décadas, devido à influência que exercem sobre o desempenho dos colaboradores. Existem vários modelos teóricos que tentam explicar este constructo, havendo diferenças entre eles em relação aos conceitos, aos antecedentes do comprometimento e à possibilidade de mensuração. O presente trabalho pretendeu verificar a possibilidade de estabelecer uma relação entre satisfação com a comunicação e a intenção de turnover. A presente investigação teve como foco principal estudar a influência, da satisfação com a comunicação interna na intenção voluntária de abandonar a organização (Intenção de Turnover) nas chefias Intermédias. Este estudo foi operacionalizado através da realização de uma pesquisa quantitativa, com uma amostra de 112 colaboradores definida por questionário via e-mail. A recolha dos dados deu-se através do referido questionário, aplicado a todos os colaboradores das empresas ao nível nacional, e direcionado às suas chefias intermédias. Os resultados da pesquisa parecem sugerir que a satisfação com a comunicação tem uma relação direta nas intenções de turnover, embora não seja preditora independente do fenómeno. Conclui-se que a rotatividade de funcionários é um fenómeno complexo na medida em que pode ser motivado por diferentes fatores, organizacionais e pessoais, transformando-se numa questão de difícil abordagem para as organizações. Contudo, o presente estudo visou contribuir para o entendimento dos fatores que poderão condicionar as atitudes e comportamentos das chefias intermédias, evitando o risco de perda de potenciais talentos, e o respetivo investimento na sua captação, formação e retenção.Satisfaction with communication and organizational commitment has been evident in the last decades due to the influence they have on the performance of employees. There are several theoretical models that try to explain this construct, having differences between them in relation to the concepts, the antecedents of the commitment and the possibility of measurement. The present study aimed to verify the possibility of establishing a relationship between satisfaction with communication and intention to turnover. The present investigation had as main focus to study the influence, of the satisfaction with the internal communication in the voluntary intention to leave the organization (Turnover Intent) in the Intermediate bosses. This study was carried out by means of a quantitative survey, with a sample of 112 employees defined by questionnaire via e-mail. The data collection was done through the referred questionnaire, applied to all employees of the companies at the national level, and directed to their intermediate managers. The results of the research seem to suggest that the satisfaction with the communication has a direct relation in the intentions of turnover, although it is not independent predictor of the phenomenon. It is concluded that employee turnover is a complex phenomenon insofar as it can be motivated by different factors, organizational and personal, becoming a difficult issue for organizations. However, the present study aimed to contribute to the understanding of the factors that may influence the attitudes and behaviors of middle managers, avoiding the risk of losing potential talent, and the respective investment in their recruitment, training and retention.
Descrição: Orientação: Maria Elisete Martins Ferreira ; co-orientação: João Pedro Trindade Rodrigues Tavares
URI: http://hdl.handle.net/10437/8398
Data: 2017


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