O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa

DSpace/Manakin Repository

O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa

Show full item record

Title: O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa
Author: Rodrigues, Débora Joana Nunes
Abstract: No âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas, foi realizado um estágio no Departamento de Planeamento e Controlo de uma unidade hoteleira de cinco estrelas - Hotel Tivoli Lisboa. O estágio teve a duração de 3 meses, iniciando-se a 16 de Maio e terminando a 16 de Agosto. O presente relatório incide sobre as tarefas realizadas no estágio, mais sucintamente acerca das funções desempenhadas pelo Controller da unidade. A realização deste estágio proporcionou ainda a oportunidade de efetuar um cross training de 15 dias, em que foi possível adquirir conhecimentos sobre o funcionamento geral do hotel, de forma a uma melhor integração no Departamento de Planeamento e Controlo do Hotel Tivoli Lisboa. O relatório pretende, através da revisão da literatura, fazer uma análise à Evolução do Turismo e da Hotelaria, assim como, à função do Controller, que tem vindo a sofrer alterações e a ter um papel cada vez mais importante na gestão das unidades hoteleiras. Por outro lado, o estágio permitiu através de uma experiência real, observar e compreender a função de Controller numa unidade hoteleira de cinco estrelas.In the scope of the Master in Strategic Management of Tourism Companies, an internship was held in the Planning and Control Department of a five-star hotel unit - Hotel Tivoli Lisboa. The internship lasted 3 months, starting on May 16 and ending on August 16. The report focuses on the tasks performed during the training, more succinctly on the functions performed by the Controller of the company. The internship also provided an opportunity to conduct a fifteen day cross training, where it was possible to gain knowledge of the overall hotel operation, so that it could be better integrated in the Planning and Control Department of the Hotel Tivoli Lisboa. This report refers to a literature review, analyzes the evolution of tourism and hospitality, as well as the role of the Controller, which has been facing changes and their role in the hotel management is increasing. On the other hand, the internship allowed thought a real experience, to observe and perceive the Controller role in a five star hotel.
Description: Orientação: Eduardo Moraes Sarmento
URI: http://hdl.handle.net/10437/8316
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
Temporario.pdf 12.34Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account