Motivações, experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de professores: um estudo nas escolas secundárias do munícipio de Matola, Moçambique

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Motivações, experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de professores: um estudo nas escolas secundárias do munícipio de Matola, Moçambique

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Title: Motivações, experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de professores: um estudo nas escolas secundárias do munícipio de Matola, Moçambique
Author: Cau, Moisés Manuel
Abstract: Este trabalho teve como objetivo a análise das motivações, experiências e oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional contínuo (DPC) dos professores do Ensino Secundário Geral no município de Matola, Moçambique. Foi realizado um estudo misto, combinando a abordagem quantitativa (numa 1ª fase) que consistiu na aplicação de um inquérito por questionário a 433 professores que lecionavam no Ensino Secundário Geral e a abordagem qualitativa, numa segunda fase, através de grupos focais junto de 20 professores do mesmo distrito municipal. Os resultados obtidos sugerem que os professores, maioritariamente, valorizam a formação de carácter formal, numa perspetiva de formação a curto prazo, no sentido de colmatar lacunas e resolver problemas relativos ao seu desempenho e à sua qualificação profissional. Lamentam a falta de articulação entre as necessidades dos professores e o processo de organização da formação nos contextos em que trabalham. Os professores consideram que têm poucas oportunidades de se desenvolverem profissionalmente de forma contínua e reconhecem que na sua escola não existe uma política global de DPC, situando-se ao nível de iniciativas de formação individualizadas e com pouco impacto no desenvolvimento da escola. Finalmente, apontam para a adoção de métodos de trabalho colaborativos, incentivando os professores a trabalharem em comunidade em detrimento da atual orientação individual.This piece of research aimed at analysing the motivations, experiences and opportunities for teacher professional development. A mixed-method research was carried out. In the first phase, a survey was conducted during which a questionnaire were administered to teachers. In total 433 teachers working in public secondary schools at Matola municipality participated. In the second phase, focus group were conducted with 20 teachers in the same municipality. Findings suggest that the most teachers value formal training in a short term perspective in order to overcome their problems and difficulties in their practice and professional qualification. Findings also reveal that INSET and professional development need to focus on the development of skills and activities directly related to the classroom context and to the individual professional growth. The participants point to the lack of articulation between their needs and the ways in which their training is organised. They claim that in their school there is no global policy for teacher professional development as there only are individual initiatives with low impact on their school. Finally, they point to the need to foster collaborative work as well as the setting up of partnerships to foster new dynamic, to overcome routines and to stimulate teachers to work in community in detriment to the current individualistic culture.
Description: Orientação: Maria Assunção Flores, Rosa Serradas Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/8313
Date: 2017


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