Escala das dimensões do desenvolvimento da identidade : Contributos para a adaptação e validação para a população portuguesa

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Escala das dimensões do desenvolvimento da identidade : Contributos para a adaptação e validação para a população portuguesa

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Title: Escala das dimensões do desenvolvimento da identidade : Contributos para a adaptação e validação para a população portuguesa
Author: Lugar, Ana Sofia Lucas do
Abstract: Este estudo apresenta a adaptação e os estudos iniciais de validação da Escala das Dimensões do Desenvolvimento Identitário (DIDS), um instrumento que avalia os processos de desenvolvimento da identidade. Participaram no estudo 285 indivíduos (15-29 anos), que responderam a um questionário de dados sociodemográficos, à DIDS e ao Inventário da Sintomatologia Psicológica. Foram analisadas as características psicométricas da DIDS. Para o estudo da validade de construto foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As validades convergentes e divergentes foram analisadas a partir das correlações entre os processos de desenvolvimento da identidade e o Inventário da Sintomatologia Psicológica. A Escala das Dimensões do Desenvolvimento Identitário apresentou índices satisfatórios de consistência interna e a estrutura fatorial proposta foi confirmada. Os resultados sugerem que a Escala das Dimensões do Desenvolvimento Identitário é um instrumento útil e válido para medir o desenvolvimento identitário em adolescentes e adultos emergentes portugueses.This paper presents the development process and validation initial studies of the Dimensions of Identity Development Scale (DIDS), an instrument for assessing five identity processes. The study involved 285 participants (15-29 years), answered the DIDS, Brief Symptom Inventory (BSI) and a questionnaire about socio-demographic information. In order to study the conceptual validity we conducted a confirmatory factorial analysis. Convergent and divergent validities were analyzed through the correlations between Identity Processes and dimensions of BSI. The Portuguese version of DIDS showed acceptable internal consistency coefficients and the proposed factor structure was confirmed. The DIDS can establish itself as an instrument to evaluate the identity processes in Portuguese adolescents and emerging adults, and to characterize and differentiate people and development processes.
Description: Orientação: Ana de Nazaré Prioste ; co-orientação: Paula Paulino
URI: http://hdl.handle.net/10437/8284
Date: 2017


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Ana_Lugar_versão final.pdf 765.4Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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