Práticas de gestão de recursos humanos no setor hoteleiro

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Título: Práticas de gestão de recursos humanos no setor hoteleiro
Autor: Costa, Natália Isabel Moreira da
Resumo: O turismo, em Portugal, é um setor fundamental para a economia visto que este arrasta consigo “um efeito multiplicador muito importante, que se traduz no efeito da propagação a outras atividades económicas do valor absoluto dos gastos” (Martins e Machado, 2002, p. 1). A Gestão de Recursos Humanos (GRH) terá o papel fundamental de “atrair, desenvolver, motivar e manter uma força de trabalho, com elevada performance” (Machado e Martins, 2005, pp. 91-92) e esta é a chave primordial para o desenvolvimento e crescimento sustentado de uma organização e da sua posição face aos concorrentes. Deste modo, o turismo assume-se como um setor com características tão atípicas que exige, por parte da GRH, uma forma muito própria de atuação (Martins e Machado, 2002). A GRH na hotelaria surge devido a este ser um serviço inteiramente dependente de pessoas e, por isso mesmo, poderá ser vantajoso para o setor hoteleiro, especialmente em processos de recrutamento e seleção (Garcia, 2016), na avaliação de desempenho, entre outras práticas. Os principais objetivos do estudo estavam relacionados com a validação da importância atribuída à função de Recursos Humanos e as principais práticas de gestão de recursos humanos (PGRH). Deste modo, o estudo permitiu validar que as principais práticas aplicadas no contexto laboral são: o Recrutamento e Seleção, a Formação e Desenvolvimento, a Segurança e Higiene no Trabalho, as Técnicas de Relação com os Colaboradores e a Gestão e Avaliação de Desempenho. Quanto à importância da função e processos de RH em relação à dimensão e à classificação dos empreendimentos turísticos, validou-se que não existe relação, ou seja, registam-se diferenças entre as variáveis.Tourism in Portugal is a fundamental sector for the economy, since it carries with it "a very important multiplier effect, which translates into the effect of spreading to other economic activities the absolute value of spending" (Martins and Machado, 2002, p. 1). Human Resource Management (HRM) will play a key role in "attracting, developing, motivating and maintaining a highly performing workforce" (Machado and Martins, 2005, pp. 91-92). The development and sustained growth of an organization and its position vis-à-vis competitors. In this way, tourism assumes itself as a sector with characteristics so atypical that it requires, on the part of the HRM, a very own way of acting (Martins and Machado, 2002). HRM in hospitality industry arises because it is a service that is entirely dependent on people and therefore can be advantageous for the hotel sector, especially in recruitment and selection processes (Garcia, 2016), performance evaluation, among other practices. The main objectives of the study were related to the validation of the importance attributed to the Human Resources function and the main practices of human resources management (HRMP). In this way, the study allowed validating that the main practices applied in the labor context are Recruitment and Selection, Training and Development, Safety and Hygiene at Work, Techniques Relating to Employees and Management and Performance Evaluation. Regarding the importance of HR function and processes in relation to the size and classification of tourism enterprises, it was validated that there is no relationship, that is, there are differences between variables.
Descrição: Orientação: Carlos Miguel Oliveira; co-orientação: Ivo Dinis de Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/8205
Data: 2017


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