Stand up… quality! Fazeres e dizeres na avaliação da escola

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Title: Stand up… quality! Fazeres e dizeres na avaliação da escola
Author: Gonçalves, Hélène Huguette
Abstract: A tese que se apresenta centra-se no domínio da avaliação de escola (autoavaliação e avaliação externa) e pretende contribuir para a análise do seu impacto na organização escolar, na mudança da práxis dos profissionais e na sua importância para a melhoria da qualidade educativa. Esta temática tornou-se prioritária nas políticas educativas nacionais e internacionais, justificando a existência de múltiplos modelos de avaliação interna e externa nas escolas e a complexidade dos procedimentos avaliativos. Realizamos um estudo de caso numa escola do distrito do Porto. Recorrendo a análise documental e a entrevista, foi possível responder à nossa pergunta de partida: De que modo os processos de autoavaliação e avaliação externa podem promover a qualidade educativa? Propomos estratégias de desenvolvimento de práticas (auto)avaliativas promotoras da qualidade educativa que possam ser implementadas na escola em estudo, bem como noutras realidades escolares. Concluímos que o envolvimento/colaboração da comunidade educativa são fatores essenciais para que se faça uma autoavaliação institucional concordante com as finalidades que a fundamentam e adequada à especificidade da realidade de cada escola.The following thesis focuses on the area of school assessment (self-assessment and external assessment) and aims to contribute to the analysis of its impact on the context of school organization, on the change of its professionals’ praxis and its importance in the improvement of educational quality. This issue has become a priority in national and international educational policies, which justifies the existence of multiple internal and external school assessment models as well as the complexity of the assessing procedures. A case study in a school located in the Oporto area was conducted. Using data analysis and interview, it was possible to answer our initial question: How can the the self-assessment and external assessment procedures promote the educational quality? Our study allowed to put forward the development of practical (self)assessment strategies to promote educational quality to be implemented in the school in study as well as other school realities. We concluded that personal commitment and the collaboration of the whole school community are crucial factors to achieve a consistent institutional self-assessment in line with the purposes that justify its existence and according to the specificity of the reality of each school.
Description: Orientação: Manuela Terrasêca, Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/8191
Date: 2017


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