Educação Global e museologia social: Experiências do sul global sobre desenvolvimento sustentável

DSpace/Manakin Repository

Educação Global e museologia social: Experiências do sul global sobre desenvolvimento sustentável

Show full item record

Title: Educação Global e museologia social: Experiências do sul global sobre desenvolvimento sustentável
Author: Leite, Pedro Pereira
Abstract: A questão dos direitos humanos, do desenvolvimento e da globalização na perspetiva da museologia social e dos ecomuseus poderá ser olhado do ponto de vista da educação global como processo de educação patrimonial popular. Vale a pena olhar para três conceitos básicos nesta questão: - Educação, Cidadania e Desenvolvimento, e procurar entender a forma como o seu significado se foi consolidando na linguagem. A linguagem é o que sustenta a forma como olhamos para o mundo, como construímos as nossas práticas. Eles transportam intenções, certezas e ambiguidades. Haverá hoje poucas dúvidas que estes três conceitos: Educação, cidadania e desenvolvimento, são hoje campos semânticos de complexidade. São por um lado construções históricas e apresentam significados diferentes em função do seu lugar de enunciação. Por outro lado, eles são também conceitos que ancoram a formulação de políticas públicas, afetam recursos públicos e mobilizam a ação social. Em suma são conceitos que legitimam as políticas públicas no campo da ajuda ao desenvolvimento e na educação para a cidadania nos sistemas de ensino. São essas políticas que definem o que se entende como Desenvolvimento e Cidadania.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8156
Date: 2017-07-17


Files in this item

Files Size Format View Description
Educação Global e museologia social.pdf 169.4Kb PDF View/Open Educação Popular e Museologia Social

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account