Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física

DSpace/Manakin Repository

Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
dc.contributor.author Lopes, Ana Rita Nunes
dc.date.accessioned 2017-05-31T16:14:44Z
dc.date.available 2017-05-31T16:14:44Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/7948
dc.description Orientação: Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa pt
dc.description.abstract As escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros. pt
dc.description.abstract Schools are the fundamental and main context to promote an active and healthy lifestyle. This study analyses the attitude of the students toward school and PE, their PE competence perceived while high school and elementary students, their PE experience and which factors contribute to that classification, such as their knowledge about daily recommendations of PA. Furthermore, it allows to understand if students who know the daily recommendations of PA have a more positive attitude and experience retrieved from PE. To that end, a total of 60 adolescents (23 boys and 37 girls) aged 17 to 20 years (18.08±0.4) answered a questionnaire. 55% of the students surveyed like school and 75% like a lot of PE classes, such as 53,3% of students considered that PE is fundamental in school curriculum, because they think the discipline should be demanded and evaluated. Most students (61,7%) considered themselves to be a Good or Very Good student on PE classes and 65% classified their experience in PE as Good or Very Good, demonstrating that the positive experiences of students in PE motivate and contribute to an informal practice of PA and a motivate performance in PE classes. None of the 60 students know the daily recommendations of PA in their entirety, so we think that those daily recommendations aren’t being well transmitted to students. For that reason, the verification of the students' recognition of the PA recommendations and their contribution to a positive attitude and experience in PE, allow us to conclude that the total lack of knowledge revealed by the whole group of respondents regarding PA recommendations did not allow correlating these parameters. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject ESTILOS DE VIDA pt
dc.subject QUALIDADE DE VIDA pt
dc.subject ATIVIDADE FÍSICA pt
dc.subject PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA pt
dc.subject PROMOÇÃO DA SAÚDE pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject SPORT en
dc.subject LIFESTYLES en
dc.subject QUALITY OF LIFE en
dc.subject PHYSICAL ACTIVITY en
dc.subject PROMOTION OF QUALITY OF LIFE en
dc.subject HEALTH PROMOTION en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.title Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201700581


Files in this item

Files Size Format View Description
## Versão Final com juri.pdf 1.145Mb PDF View/Open Dissertação de mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account