O judô na formação de uma cultura de paz

DSpace/Manakin Repository

O judô na formação de uma cultura de paz

Show simple item record

dc.contributor.advisor Najjar, Jorge Nassim Vieira, orient.
dc.contributor.author Camargo, Marcus Paulo Queiroz da Silva
dc.date.accessioned 2017-05-16T13:01:17Z
dc.date.available 2017-05-16T13:01:17Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/7881
dc.description Orientação : Jorge Nassim Vieira Najjar ; co-orientação : José Viegas Brás pt
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por finalidade analisar e compreender a utilização do Judô como método de formação de cultura de paz, no qual os entrevistados relatam suas percepções sobre violência e agressividade em seu cotidiano e os fatores observados por eles no Judô que favoreçam a mudança do comportamento agressivo. A pesquisa é de cunho qualitativo, usando-se a entrevista semiestruturada, aplicada a cinco alunos entre 12 e 16 anos de idade (masculino e feminino) e três professores do Instituto Reação - Polo Cidade de Deus. Adotamos também como método complementar da pesquisa, observações feitas pelo pesquisador no local de treinamento com o intuito de analisar os aspectos relacionais entre alunos e professores do projeto e as metodologias utilizadas nas aulas. Os dados foram tratados utilizando-se a análise de conteúdo segundo Bardin (2004). A partir das entrevistas e do referencial teórico, conclui-se que a prática do Judô pode ser um excelente instrumento de cultura de paz, pois a mesma é alicerçada desde a sua criação em a cada dia aprender um pouco mais, utilizando o conhecimento adquirido para o bem, sendo esse o caminho do verdadeiro judoca. pt
dc.description.abstract This research aims to analyze and understand the use of Judo as a culture of peace method of formation which interviewees report their perceptions about violence and aggression in their day to day lives and the factors observed by them in Judo that promote aggressive behavior change. The research is a qualitative study, using semi-structured interview, applied to five students between 12 and 16 years old (male and female) and three of Reaction Institute teachers - Polo Cidade de Deus. We also adopted as a complementary method of research, observations made by the researcher at the training place in order to analyze the relational aspects between students and teachers of the project and the methodologies used in class. Data were analyzed according to Bardin content analysis (2004). From the interviews and the theoretical reference, it is concluded that practicing Judo may be an excellent tool of culture of peace, because it is grounded since its inception learning a little bit more each day, using this knowledge to the good, being the true judoka way. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject JUDO pt
dc.subject VIOLÊNCIA pt
dc.subject AGRESSIVIDADE pt
dc.subject MUDANÇA COMPORTAMENTAL pt
dc.subject FORMAÇÃO pt
dc.subject METODOLOGIAS DE ENSINO pt
dc.subject PAZ pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject JUDO en
dc.subject VIOLENCE en
dc.subject AGGRESSIVENESS en
dc.subject BEHAVIOUR CHANGE en
dc.subject TEACHING METHODOLOGIES en
dc.subject PEACE en
dc.subject BRASIL pt
dc.subject BRAZIL en
dc.title O judô na formação de uma cultura de paz pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201689421 pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Tesse Aprovada em 23 de fev 2016.pdf 1.601Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account