O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino em EXU-PE

DSpace/Manakin Repository

O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino em EXU-PE

Show full item record

Title: O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino em EXU-PE
Author: Sousa, Edilândia Carvalho de
Abstract: Os cenários educacionais foram modificados pelas Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC), importantes para a construção do cidadão planetário e para elevar a qualidade que se almeja na educação brasileira, no contexto da Sociedade de Informação que vivemos. Esta dissertação analisou o uso das TIC pelos professores de Língua Portuguesa na realidade de quatro escolas públicas do ensino médio, na rede estadual de ensino, do interior de Pernambuco – Brasil. Para obtenção dos objetivos pretendidos neste estudo foi elaborado um questionário, como instrumento principal no processo de recolha de dados, e que foi direcionado aos professores de Língua Portuguesa. Neste estudo discutiu as TIC no fazer pedagógicos dos professores de Língua Portuguesa e verificou que as ferramentas fazem parte de suas aulas. Aos poucos estão sendo integradas em suas práticas. São reconhecidas como possibilidades de novas práticas educativas de ensino. Porém, ainda estão presos ao pragmatismo tradicional do velho ensino.Educational scenarios were modified by the Information Technologies and Communications (TIC), important for the construction of planetary citizen and to raise the quality you crave in Brazilian education, in the context of the information society we live in. This dissertation examined the use of TIC by teachers of Portuguese in reality four public high schools in the state education system, in the interior of Pernambuco – Brazil. To obtainment the objectives sought in this study a questionnaire was developed as the main instrument in the data collection process, and it was addressed to teachers of Portuguese. In this study discussed TIC in teaching to teachers of Portuguese Language and verified that the tools are part of their classes. Are slowly being integrated into their practices. Are recognized as educational possibilities of new teaching practices. However, are still stuck to the traditional pragmatism of the old school.
Description: Orientação: Gislene Farias Oliveira ; co-orientação: Dulce Maria Franco
URI: http://hdl.handle.net/10437/7844
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View Description
Edilandia c de ... ão final_27janeiro (1).pdf 1.650Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account