Liderança e gestão: o papel dos directores de turma numa escola angolana do primeiro ciclo de ensino

DSpace/Manakin Repository

Liderança e gestão: o papel dos directores de turma numa escola angolana do primeiro ciclo de ensino

Show full item record

Title: Liderança e gestão: o papel dos directores de turma numa escola angolana do primeiro ciclo de ensino
Author: Pedro, Loide Luzolo Benedito
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciada por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores intermédios no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas.The present study aims to exam the leadership and management of a school from the point of view of the class directors, questioning them about how they ensure that students become successful. Ensuring successfulness of students has been a topical issue for some time without any consensus being reached. These has led to the development of successive approaches to the subject. Successful performance of students depends on numerous factors that go beyond the students' own initiative. The motivation of student performance is influenced by external factors, inter alia leadership and the management. Thus, the class directors, assuming a role of leaders and managers in the school system, play a decisive role in this theme. What we want to enquire is essentially what the class directors think about promoting success performance of students in schools, what initiatives are undertaken with regards to the promotion of good practices and areas that require improvement.
Description: Orientação: José Bernardino Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/7843
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
LOIDE PEDRO COM JÚRI.pdf 1.419Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account