As crenças de controlo dos alunos dos 2º e 3º ciclos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física : o contato e o nível de ensino

DSpace/Manakin Repository

As crenças de controlo dos alunos dos 2º e 3º ciclos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física : o contato e o nível de ensino

Show full item record

Title: As crenças de controlo dos alunos dos 2º e 3º ciclos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física : o contato e o nível de ensino
Author: Reis, Patrícia Alexandra Cabral
Abstract: O presente estudo intitulado de “As Crenças de Controlo dos alunos do 2º e 3º ciclo face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física: o contacto e o nível de ensino” tem como objetivos analisar a relação existente entre as crenças de controlo interno e externo dos alunos normais perante a inclusão e ausência de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) do 2º e 3ºciclo. A amostra é constituída por 604 alunos do 2º ciclo com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos (11.29 ±0.9) onde 270 são do sexo masculino e 334 do género feminino. Do 3º ciclo são 1158 alunos com um intervalo de idades dos 11 aos 18 anos (13,65±1,1) onde 598 alunos são do género masculino e 560 do género feminino. Relativamente à recolha de dados, esta foi realizada através da aplicação do questionário “As atitudes dos alunos face aos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física” (AID – EF, Leitão, 2014) preenchidos de acordo com a escala de Likert composta por seis parâmetros de “1” a “6”. Quanto aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva e posteriormente uma análise inferencial, utilizando o Teste T-student, através do programa estatístico SPSS. Através dos resultados obtidos e, comparando o nível de ensino (2º e 3º ciclos) é de referenciar que foram encontradas diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo quando há presença de alunos com NEE revelando-se atitudes mais positivas nos alunos do 2º ciclo. Já nas turmas com ausência de alunos com NEE, apesar de apresentarem atitudes positivas, não há diferenças significativas entre os níveis de ensino.The present study entitled “The control beliefs of students from second and third grades in view of the inclusion of their disabled peers in physical education classes: contact and level of education” has as main objective analyze the existing relations between the beliefs of internal and external control of the “normal” students towards their peers with special education needs from 2nd and 3rd grades. The sample is constituted by 604 students from 2nd grade, with ages between 10 and 15 years old (11,29 ±0,9) where 270 were males and 334 were females. From 3rd grade are 1158 students with ages between 11 and 18 years old (13,65±1.1) where 598 students were males and 560 were females. Both grades belong to schools located in Lisbon and Lisbon South Bay. Concerning the data collection, this was performed trough the application of the questionnaire “Attitude of students on the inclusion of their peers with disabilities” (AID – EF, Leitão, 2014) filled according Likert scale wich is composed by 6 parameters from “1” to “6”. Concerning statistical procedures, we carried out a descriptive analysis, using the t-Student test, trough SPSS. From the obtained results and, comparing the level of education (2nd and 3rd grade), it is to be mentioned that were found significant differences in Beliefs of Internal and External Control when there is the presence of students with disabilities in regular classes of Psysical Education, showing more positive attitudes among 2nd grade students. When compared the Control Beliefs in classes, in the absence of students with disabilities, there are no significant differences between the education level, however both grades presented positive attitudes towards the inclusion of their peers with disabilities.
Description: Orientação: Francisco Alberto Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/7832
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese-de-Mestrado-Patrícia-Reis.pdf 1.407Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account