A inclusão em educação física : a relação entre crenças normativas e estratégias de gestão de conflitos nos alunos do 2º e 3º ciclos

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A inclusão em educação física : a relação entre crenças normativas e estratégias de gestão de conflitos nos alunos do 2º e 3º ciclos

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Title: A inclusão em educação física : a relação entre crenças normativas e estratégias de gestão de conflitos nos alunos do 2º e 3º ciclos
Author: Roveredo, Olga Diogo
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar se as Crenças Normativas se relacionavam, positivamente, com as diferentes Estratégias de Gestão de Conflitos – Estratégia da Imposição de Comportamentos, Estratégia da Acomodação, Estratégia do Afastamento e Estratégia da Resolução de Problemas - em relação à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de EF. A amostra foi constituída por 1763 alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico de 10 escolas do concelho de Lisboa. Dos 1763 alunos, 869 eram do género masculino e 894 eram do género feminino, encontrando-se a idade dos inquiridos entre os 10 e os 18 anos. Para a recolha de dados foram utilizados dois questionários: “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” e “Escala de Gestão de Conflitos”. Os resultados mostraram uma correlação positiva e significativa entre as Crenças Normativas e todas as Estratégias de Gestão de Conflitos estudadas. No entanto, duas correlações foram fracas (Imposição de Comportamentos e Afastamento) e duas moderadas (Resolução de Problemas e Acomodação). A Estratégia de Imposição de Comportamentos foi a que apresentou menor valor médio e foi também aquela que apresentou menor correlação com as Crenças Normativas. Verificou-se que, por esta dar máxima importância ao objetivo, em detrimento das relações, os alunos que utilizam esta estratégia apresentavam Crenças Normativas mais baixas, dando menor significado às pressões externas, sendo, deste modo, menos influenciados, positivamente, por outros (professores, colegas e pais), em relação à inclusão de pares com NEE nas aulas de EF. Concluiu-se que estes valores poderiam estar associados a uma relação entre a utilização desta estratégia e o caráter competitivo do aluno, sendo que os alunos que optaram por esta estratégia eram mais competitivos. A Estratégia da Acomodação, que apresentou o maior valor médio, foi também aquela que apresentou maior correlação com as Crenças Normativas. Concluiu-se que as Crenças Normativas foram mais elevadas nos alunos que utilizavam Estratégias de Gestão de Conflitos de natureza mais colaborativa, como é o caso da Estratégia Acomodação, estratégia que valoriza as relações pessoais em detrimento dos objetivos e apresenta elevados índices de cooperatividade, refletindo, portanto, uma maior sensibilidade na inclusão dos seus pares com NEE nas aulas de EF.The present study aimed to investigate if the Normative Beliefs are positively related to the Conflict Resolution Strategies – Forcing Strategy, Smoothing Strategy, Withdrawal Strategy and Collaborating Strategy, towards inclusion of peers with disabilities in physical education classes. The sample consisted of 1763 participants, 2nd and 3rd cycles students, from basic education in 10 schools in the Lisbon municipality. 869 students were male and 894 were female, the age ranged between 10 and 18 years old. To collect data two questionnaires were used, "The attitude of the students on the inclusion of peers with disabilities" and "Conflict Resolution Scale ". The results/ answers showed that there were a positive and significant correlation between the Normative Beliefs and all Conflict Resolution Strategies studied. However, two of them were weak (Forcing Strategy and Withdrawal Strategy) and two moderates (Smoothing Strategy and Collaborating Strategy). The Forcing Strategy is the one that presents smaller medium value, and it is also the one that presents smaller correlation with the Normative Beliefs. It was verified that, because this strategy gives enormous importance to the goal, instead of the relationships, the students that used this strategy, presented lower Normative Beliefs, giving less meaning to external pressures, being less positively influenced by the remaining ones (teachers, friends and parents), in relation to the inclusion of pairs with SEN in the PE classes. It was also concluded that these values could be associated to the relationship between the use of this strategy and the student's competitive character, being that students that opt for this strategy were more competitive, since it. The Smoothing Strategy that presents the largest medium value, is also the one that presents larger correlation with the Normative Beliefs. Concluding, the Normative Beliefs were higher in students that use Conflicts Resolution Strategies, in a more cooperative nature, like the case of the Smoothing Strategy, strategy that values the personal relationships in detriment of the goals, presenting high cooperation indexes, contemplating therefore a larger sensibility in the inclusion of their pairs with SEN in the PE classes.
Description: Orientação: Francisco Alberto Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/7828
Date: 2016


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OLGA-DIOGO-ROVEREDO-VERSÃO FINAL Alterações.pdf 1.290Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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