Programa para a promoção de competências pessoais e socias de jovens “bullies”

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Programa para a promoção de competências pessoais e socias de jovens “bullies”

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Title: Programa para a promoção de competências pessoais e socias de jovens “bullies”
Author: Robalo, Ineida Mendes
Abstract: O bullying é uma realidade com elevada prevalência nas escolas e uma preocupação para a comunidade educativa e pais. Foi objetivo deste estudo conhecer a realidade dos números num agrupamento escolar, na zona de Lisboa, considerado problemático e com base nos resultados obtidos e na revisão da literatura apresentar uma proposta de programa de prevenção do bullying neste agrupamento. Foi recolhida uma amostra de 70 estudantes, 37 do sexo masculino (52.9%) e 33 do sexo feminino (47.1%), com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos e uma média etária de 14.36 anos (DP = 1.16). Foi utilizado um questionário de prevenção da violência e do bullying (Carvalhosa, 2010). Os resultados mostraram contrariar a literatura e os papéis de género que refere que os rapazes apresentam maior prevalência como vítimas e agressores, não se encontrando praticamente diferenças entre sexos para as variáveis em estudo. As percentagens dos participantes que reportaram ter sido vítimas, agressores ou testemunhas de atos de bullying são elevados, sendo superiores aos encontrados na literatura nacional e internacional. Com base nos resultados apresentados é apresentado o programa Bullying - Ensinar a Respeitar o Outro (BERO).Bullying is a reality with high prevalence in schools and a concern for the educational community and parents. The aim of this study was to know the reality of the numbers on a school group in the Lisbon area, considered problematic and based on the results obtained and on the literature review, submit a proposal for a bullying prevention program in this group. Was collected a sample of 70 students, 37 males (52.9%) and 33 female (47.1%), aged between 12 and 16 years and an average age of 14.36 years (SD = 1.16). A prevention of violence and bullying questionnaire was used (Carvalhosa, 2010). The results contradict the literature and gender roles which states that boys have a higher prevalence as victims and aggressors. It wasn’t found, practically, differences between genders for the variables under study. The percentages of participants who reported having been victims, perpetrators or witnesses of acts of bullying are high, being higher than those found in national and international literature. Based on the results it was presented the Bullying -Teach to Respect Each Other (BERO) Program.
Description: Orientação: João Pedro Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/7607
Date: 2016


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Tese Final Junho (Ineida) com júri.pdf 954.3Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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