Retalho de padrão axial ilíaco circunflexo empregado após ressecção de hemangiopericitoma em cão - relato de caso

DSpace/Manakin Repository

Retalho de padrão axial ilíaco circunflexo empregado após ressecção de hemangiopericitoma em cão - relato de caso

Show full item record

Title: Retalho de padrão axial ilíaco circunflexo empregado após ressecção de hemangiopericitoma em cão - relato de caso
Author: Pazzini, Josiane M.; Serafim, Eduardo L.; De Nardi, Andrigo B.; Calazans, Sabryna G.; Oliva, Carlos. A. C.; Oliveira, Jéssica. R.; Müller, Larissa; Huppes, Rafael R.
Abstract: Os hemangiopericitomas fazem parte dos sarcomas de tecido mole, e correspondem a 14% das neoplasias mesenquimais em cães e gatos. Apresenta etiologia desconhecida, crescimento lento, aspecto infiltrativo e não metastático. Acometem principalmente animais de raças grandes, de meia idade a idosos e não apresenta predileção por raça e sexo. Os tratamentos mais indicados são a amputação, ressecção local associada à radioterapia e cirurgias reconstrutivas. O uso de técnicas cirúrgicas reconstrutivas, permite que o animal retorne sua rotina normal com maior rapidez e com resultados estéticos satisfatórios. O presente trabalho tem como objetivo relatar o emprego de retalho de padrão axial da artéria ilíaca circunflexa profunda após a ressecção de hemangiopericitoma em região de membro pélvico esquerdo de um cão. Esta modalidade de tratamento empregada no presente relato, juntamente com quimioterapia mostraram resultados satisfatórios, mantendo a funcionalidade do membro e qualidade de vida da paciente.
URI: http://hdl.handle.net/10437/7581
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Retalho de padrão axial.pdf 867.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account