Programa de prevenção da transgressão juvenil: “Sê naturalmente”

DSpace/Manakin Repository

Programa de prevenção da transgressão juvenil: “Sê naturalmente”

Show full item record

Title: Programa de prevenção da transgressão juvenil: “Sê naturalmente”
Author: Marques, Cláudia Sofia Nunes
Abstract: A presente investigação pretende elaborar um programa de prevenção da transgressão juvenil, direcionado para o consumo de substâncias na adolescência. O programa “Sê Naturalmente” erige como grupo-alvo jovens da Escola CENFIM de Torres Vedras, com idades entre os catorze e os dezanove anos. Este programa, após o estudo e pesquisa de literatura sobre a problemática, baseia-se na promoção de competências, que tem sido apontada como uma estratégia eficaz na prevenção do consumo de substâncias, e tendo em conta os fatores de risco e proteção como potenciadores ou inibidores de comportamentos transgressivos. As competências desenvolvidas são: comunicação, assertividade, regulação emocional, autocontrolo, autoeficácia, resolução de conflitos e tomada de decisão, utilizando técnicas interativas, dinâmicas e participativas.The present study aims the development of a juvenile transgression prevention program, intended more specifically for adolescent drug use. The target group of "Sê Naturalmente" program concerns to teenagers from CENFIM school of Torres Vedras, with ages between fourteen and ninetheen years old. The program is based on the skills development strategy, since it has been considered to be effective on the drug use prevention and Taking into account the risk and protection factors as enhancers or inhibitors of transgressive behaviors. The skills planned to be developed by the program are: communication, assertiveness, emotional regulation, self-control, selfefficacy, problem solving and decision-making, using interactive, dynamic and participative techniques.
Description: Orientação: Valentina Chitas
URI: http://hdl.handle.net/10437/7574
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Temporario02.pdf 53.95Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account