Cyberbullying: sexting e os seus impactos negativos

DSpace/Manakin Repository

Cyberbullying: sexting e os seus impactos negativos

Show full item record

Title: Cyberbullying: sexting e os seus impactos negativos
Author: Ferreira, Sílvia Daniela Coelho da Costa
Abstract: Com este estudo pretende-se compreender a relação dos impactos negativos, com os comportamentos de cyberbullying mais associados ao sexting. Analisou-se uma amostra de 151 indivíduos, composta por 25 homens e 126 mulheres, com uma média de idades de 31.97 anos (DP=10.47). Tendo sido elaborado um protocolo de avaliação constituído por um questionário sociodemográficos, o questionário de Cyberbullying (CBQ_A) de auto-resposta que avalia os comportamentos de cyberbullying (Calvete, Orue, Estévez, Villardón, & Padilla, 2009; versão portuguesa de Pinto & Cunha, 2011), o questionário de Cyberbullying-vitimização de auto-resposta que avalia as diferentes formas de vitimização do cyberbullying(Estévez, Villardón, Calvete, Padilla, & Orue, 2010; versão portuguesa de Pinto & Cunha 2011) e por ultimo a escala de depressão, ansiedade e stress (DASS-21) que avalia os estados emocionais negativos (Lovibond & Lovibond, 1995; versão Portuguesa de Apóstolo, Mendes & Azeredo, 2006). Conclui-se que as redes sociais devido ao seu grande numero de utilizadores, aumenta as probabilidades de os indivíduos serem vitimas de cyberbullying causando assim impactos negativos.This study aims to determine the relationship of negative impacts and the behavior of cyberbullying often associated with sexting. A sample of 151 individuals has been analysed, composed of 25 men and 126 women with an average age of 31,97 years (DP = 10,47). An evaluation protocol has been elaborated composed of a sociodemographic questionnaire, a cyberbullying questionnaire (CBQ-A) to evaluate cyberbullying behaviors (Calvete, Orue, Estévez, Villardón, & Padilla, 2009; portuguese version of Pinto & Cunha, 2011), a cyberbullying-victimization to evaluate the different types of victimization (Estévez, Villardón, Calvete, Padilla, & Orue, 2010; portuguese version of Pinto & Cunha 2011) and lastly a depression, anxiety and stress scale (DASS-21) to evaluate negative emotional states (Lovibond & Lovibond, 1995; portuguese version of Apóstolo, Mendes & Azeredo, 2006). It has been concluded that due to social networks great number of users increase the odds of being a victim of cyberbullying causing negative impacts.
Description: Orientação: João Pedro Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/7556
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Temporario02.pdf 53.95Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account