O leite e o consumidor: preferências de compra e consumo e tendências de evolução de uma amostra de consumidores

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O leite e o consumidor: preferências de compra e consumo e tendências de evolução de uma amostra de consumidores

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Title: O leite e o consumidor: preferências de compra e consumo e tendências de evolução de uma amostra de consumidores
Author: Silva, Cristiana Inácio
Abstract: A reestruturação que se tem verificado no setor leiteiro nos últimos anos em Portugal, principalmente desde o anúncio do término das quotas leiteiras, levou a alguma desorganização do mercado nacional. Aliado a isto, denota-se cada vez mais uma diminuição acentuada do consumo de leite pela parte dos consumidores, acompanhada pela crescente mediatização de informação de cariz negativo. A diminuição do consumo por habitante relaciona-se deste modo com os excedentes de leite em natureza e, com a entrada de leite importado no mercado Português, sendo Portugal atualmente um pais auto-suficiente na produção de leite, a vitalidade do setor produtivo leiteiro nacional é colocada em risco. Pretende-se assim com esta dissertação avaliar o conhecimento e opinião do consumidor português sobre o setor leiteiro, bem como entender o seu comportamento de compra e consumo. Tenciona-se também perceber potenciais razões para a diminuição, ou mesmo extinção, do consumo de leite por parte de muitos consumidores, bem como avaliar quais os fatores que poderiam motivar o aumento do consumo. Tem-se ainda como intuito perceber quais as motivações de quem não consome leite no seu dia-a-dia e se há algum fator que possa alterar esse hábito alimentar. Para tal, recorreu-se a um questionário disponibilizado através de uma plataforma online, disseminado através das redes sociais, tendo sido obtidas 535 respostas completas, as quais foram consideradas válidas para efeito de estudo. Em resultado, detetou-se que este produto alimentar está a distanciar-se principalmente dos habitantes de meio urbano, enquanto crescem as ofertas de mercado e o conhecimento pela parte do consumidor relativamente a bebidas alternativas, como as vegetais. A par com isto, os não consumidores de leite apresentam como principal motivação a perceção de que o leite é pouco saudável e faz mal à saúde. Urge a necessidade de dinamizar o setor, abordando todo o conhecimento ou falta dele, que paira em torno da atividade leiteira, devendo ser foco principal os habitantes de meio urbano, as classes etárias jovens, incidindo nos estudantes, e as mulheres. É necessário encontrar novos mercados e desenvolver produtos que acrescentem valor ao leite, indo ao encontro das necessidades e preferências do consumidor, de modo a manter o setor em atividade de forma sustentável.Portuguese dairy milk sector has suffered major reorganization over the last few years and especially since the announcement of the end of dairy milk quota, causing some misalignments on the national market. Milk consumption has also suffered a major reduction and consumers have been blurred with negative information regarding this product and its consumption. Currently Portugal is a self-sufficient country regarding milk production, and this fact allied with the reduction of consumption per habitant and the imports of milk from other countries puts this economical sector at risk. This master’s dissertation is based on the relevance of acknowledging the true opinion and personal information of the Portuguese milk consumer as well as understanding his behavior regarding acquisition and consumption factors. It is also important to understand potential reasons that lead to reduction or even extinction of milk consumption and determine which factors could reverse this fact. The analysis also includes the reasons and motivations of non-consumers and what factors could change this behavior. To analyze all the described parameters, an online survey was spread on social networks, which resulted in 535 valid answers, that were accepted for study purposes. Study results shown that this food product is being replaced by alternative drinks which supply has been increasing, like vegetable ones, especially in more developed and urban areas. Parallel to this, Portuguese non consumers of milk express the opinion that milk is unhealthy as a primary motivation to this attitude. Stimulation of the dairy sector is an urgent need in Portugal aligning all the current knowledge and what is left to know in the economical milk sector, being the urban society, youngsters and women the major priorities. In order to reach a sustainable sector, it is necessary to find new markets and develop new products that can increase the dairy product’s value, moving towards the needs and preferences of the consumer.
Description: Orientação: Inês Viegas
URI: http://hdl.handle.net/10437/7547
Date: 2016


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