Avaliação externa e desempenho escolar : o papel da etnomatemática no desenvolvimento curricular da disciplina matemática

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Avaliação externa e desempenho escolar : o papel da etnomatemática no desenvolvimento curricular da disciplina matemática

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Title: Avaliação externa e desempenho escolar : o papel da etnomatemática no desenvolvimento curricular da disciplina matemática
Author: Lima, Jorge Antônio Cavalcante
Abstract: A Matemática nasceu das necessidades diárias da humanidade. Seu processo de construção teve início a partir do uso de raciocínios simples, artifícios de cálculos e práticas desenvolvidas para resolver problemas cotidianos, que foram se aperfeiçoando, até chegarem às formas mais sofisticadas de conhecimento existentes hoje no universo acadêmico. Entretanto, para D’Ambrósio (1998), a supervalorização de algumas culturas e a teorização do conhecimento matemático acabou distanciando a matemática acadêmica da prática cotidiana e tornando-a uma disciplina descontextualizada da realidade para muitos estudantes. Ele destaca ainda que o uso da etnomatemática em sala de aula pode ser uma ferramenta poderosa de contextualização do currículo de matemática. Para Apple (1991) o currículo deve incorporar também elementos tecnológicos que vão se aperfeiçoando e mudando a relação das pessoas com as formas de produção, socialização e uso do conhecimento. No caso do ensino médio esta necessidade torna-se ainda mais evidente, como afirma Sacristán (1998), ao lembrar que uma das missões que a educação pública deve exercer é a de proporcionar aos jovens opções de escolha em relação ao futuro. Para Tardif (2002) o professor tem papel fundamental na consolidação deste processo, pois, de acordo com Smole (2010), das mãos do professor nasce a vivência do currículo escolar e este não ser visto apenas como uma grade de disciplinas ou como um conjunto de expectativas de aprendizagem. De acordo com os estudados de Horta Neto (2010) a qualidade do ensino está associada também a um bom processo de avaliação externa que seja significativo para os estudantes, pois mesmo diante do caráter dominante e da tentativa do Estado em controlar os processos, ele é fundamental para avaliar as políticas educacionais implantadas pelos sistemas públicos de ensino. Diante do exposto, a presente dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre no Curso de Ciências da Educação, conferido pela Escola Superior de educação Almeida Garrett, traz um Estudo Múltiplo de Casos. Ele foi realizado por meio do levantamento de dados e aplicado sobre os moldes da abordagem Qualiquanti do problema, tendo como base a análise dos impactos provocados pelo uso e pelo não uso da etnomatemática como instrumento de contextualização dos conhecimentos matemáticos no ensino desta ciência. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público e ajudar a desenvolver novas formas de aplicação, vivência e construção do currículo de matemática, através de reflexões sobre o uso e o não uso dos conhecimentos etnomatemáticos característicos de cada região onde a escola se encontra inserida.
Description: Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires ; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida
URI: http://hdl.handle.net/10437/7432
Date: 2016


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JORGE LIMA - dissertação.pdf 3.059Mb PDF View/Open Dissertação de mestrado

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