As unidades especializadas : a sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência

DSpace/Manakin Repository

As unidades especializadas : a sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.
dc.contributor.author Ferreira, Paula Cristina Santos
dc.date.accessioned 2016-11-09T13:01:40Z
dc.date.available 2016-11-09T13:01:40Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/7420
dc.description Orientação : Isabel Maria Pereira Pinto pt
dc.description.abstract O trabalho de investigação que aqui apresentamos tem como domínio central o estudo das Unidades Especializadas no processo de inclusão dos alunos com multideficiência. A sua inclusão na escola regular coloca, a todos os envolvidos no seu processo de ensino, grandes desafios e dificuldades, não só consequência das suas caraterísticas e necessidades, mas também devido à falta ou escassa reestruturação das escolas, que não estão fisicamente e humanamente preparadas para receber plenamente estes alunos. Assim, procuramos investigar «quais os fatores envolvidos no desenvolvimento de práticas inclusivas nas Unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência. Mediante um estudo quantitativo e descritivo objetivámos analisar as atitudes inclusivas nas Unidades face às necessidades educativas dos alunos com multideficiência, no qual participaram 60 indivíduos. Pela análise dos resultados, concluiu-se que os conceitos de multideficiência e inclusão não são universais e consensuais; que os docentes de educação especial são aqueles que dão mais importância aos fatores que promovem a inclusão dos alunos com multideficiência; que os mitos sobre a multideficiência e o processo de socialização foram considerados fatores que condicionam/dificultam este processo de inclusão; que os pais e assistentes operacionais são aqueles que consideram mais adequadas as infraestruturas, os recursos humanos e materiais das Unidades. pt
dc.description.abstract The research here presented has, as a central domain, the study of Specialized Units in the inclusion process of students with multiple disabilities. Their inclusion in regular school puts all of the involved in their teaching process challenges and difficulties, not only as a consequence of their characteristics and requirements, but also due to the lack or inadequate restructuring of schools that are not physically and humanly fully prepared to receive these students. Therefore, we try to investigate «which are the factors involved in the development of inclusive practices in specialized units to support students with multiple disabilities». Through a quantitative and descriptive study, we aimed to analyze the inclusive attitudes in the Units in face of the educational needs of students with multiple disabilities, in which 60 individuals participated. Based on these results, it was concluded that the concepts of multiple disability and inclusion are not universal and consensual; that special education teachers are those who give more importance to the factors that promote the inclusion of students with multiple disabilities; that myths about multiple disabilities and the socialization process were considered factors that influence/hinder this inclusion process; that parents and operational assistants are those who consider the infrastructures, human resources and Units materials as the more adequate. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS pt
dc.subject MULTIDEFICIÊNCIA pt
dc.subject APOIO EDUCATIVO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.subject SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS en
dc.subject EDUCATIONAL SUPPORT en
dc.subject MULTIPLE DISABILITIES en
dc.title As unidades especializadas : a sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência pt
dc.type doctoralThesis en
dc.identifier.tid 101343540


Files in this item

Files Size Format View Description
TESE_ Paula Cristina Santos Ferreira.pdf 2.592Mb PDF View/Open Tese de doutoramento

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account