Movimento Okupa: uma perspectiva de exclusão social

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Title: Movimento Okupa: uma perspectiva de exclusão social
Author: Leitão, Diogo Alexandre de Almeida
Abstract: Este ensaio feito no âmbito do trabalho final do Mestrado em Psicologia Forense e da Exclusão social tem como objectivo estudar o fenómeno Okupa dentro dos parâmetros de investigação da exclusão social, transgressionalidade, norma e desvio, bem como uma tentativa em compreender as particularidades e características base deste fenómeno e estilo de vida, de forma a ser elaborado um plano de intervenção juspsicológica que tem como objectivo principal uma proposta de como intervir e trabalhar com elementos destas comunidades. O programa tem como objectivo uma intervenção Juspsicológica (Poiares, 2000), de forma a trabalhar competências pessoais e interpessoais, numa tentativa de actuar ao nível das relações com os seus pares e restante sociedade através de um investimento nas suas competências, conhecimentos e interesses. Desta forma e através da elaboração de um projecto de vida, de carácter Psico- inclusivo, é esperado que os elementos a quem este projecto é dirigido consigam adquirir competências ao nível da norma e da aceitação das mesmas, trabalhando a suas competências pessoais e interpessoais e a relação com a restante sociedade com vista a promoção da inclusão.This essay made under the final work of the Master in Forensic Psychology and Social Exclusion aims to study the Squatters phenomenon within the research parameters of social exclusion, transgression, social standard and deviation, as well as an attempt to understand the fundamental features and characteristics associated to this phenomenon and lifestyle in order to elaborate a juspsychological intervention plan that aims for a proposal for how to intervene and work with members of these communities. The program aims at Juspsychological intervention (Poiares, 2000) in order to work personal and interpersonal skills in an attempt to act in terms of their relationships with their peers and the rest of society through their skills and knowledge. In those terms and through the development of a project of life, of a Psycho-inclusive nature, it is expected that the elements to whom this project is headed are able to acquire skills in the social standard and the acceptance of it, working their personal and interpersonal competences and the relationship with the rest of society with the purpose of promoting inclusion.
Description: Orientação: João Pedro Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/7349
Date: 2016


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Tese final e acabada.versao corrigida.pdf 1.898Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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