Florescimento na adolescência

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Florescimento na adolescência

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Título: Florescimento na adolescência
Autor: Martins, Florinda Nárea Nóbrega
Resumo: O florescimento é uma condição que permite o desenvolvimento pleno, saudável e positivo dos aspetos psicológicos, biológicos e sociais dos seres humanos. Foi objetivo desta investigação o estudo da influência da afetividade e da depressão no florescimento, atendendo às diferenças entre sexos. Foi recolhida uma amostra de 242 adolescentes, 35% do sexo masculino e 65% do sexo feminino, com idades compreendias entre os 15 e os 18 anos de idade (M=16.61; DP=1.04), estudantes do décimo ao décimo segundo ano. Os instrumentos utilizados foram: Flourishing Scale (FS), Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) e Escala de Depressão do Center for Epidemiologic Studies (CES-D). Os resultados mostraram que as raparigas apresentam valores superiores de humor depressivo, comparativamente com os rapazes; que não há diferenças entre sexos ao nível do florescimento; que há uma relação positiva entre a afetividade positiva e o florescimento; e que existe uma influência significativa da afetividade positiva no florescimento, tanto nos rapazes como nas raparigas. Pode-se concluir que não existem diferenças entre sexos ao nível do florescimento, em adolescentes, mas que o florescimento é influenciado por diferentes dimensões nos rapazes e nas raparigas.Flourishing is a condition that allows the complete, healthy and positive development of the psychological, biological and social aspects of human beings. The aim of this research was to study/ investigation the influence of affectivity and depression in flourishing, bearing in mind the differences between sexes. A sample of 242 teenagers was collected, 35 male and 65 female, with ages between 15 and 18 years old (M = 16.61; SD = 1.04) and students from tenth to twelfth grade. The instruments used on this work were: Flourishing Scale (FS), Positive and Negative Affection Schedule (PANAS) and the Center for Epidemiologic Studies Depression (CES-D). The results showed that girls have higher values of depressive mood comparing to boys; in terms of flourishing, no differences between genders were found; that there's a positive relationship between positive affectivity and flourishing; and that there's a significant influence of positive affectivity in flowering, on boys as well as girls. Supported by these facts, seems that when it comes to flourishing there are no differences between genders in terms of flourishing, on teenagers, also that flourishing is influenced by different dimensions on boys and girls.
Descrição: Orientador: Américo Batista
URI: http://hdl.handle.net/10437/7239
Data: 2013


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