Auto-estima e personalidade em utilizadores da rede social facebook

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Título: Auto-estima e personalidade em utilizadores da rede social facebook
Autor: Vitória, Ana Marta da Silva Almeida
Resumo: A presente investigação teve como principal objetivo compreender como a autoestima, os traços de personalidade e a dependência à rede social Facebook (FB), se associam entre si e de que forma se influenciam. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência, composta por 296 sujeitos, todos utilizadores do Facebool, 123 participantes do sexo masculino e 173 do sexo feminino. A média da idade é de 25.61 (DP= 4.11), sendo que os participantes teriam que ter entre 18 e 35 anos. Foi realizado um protocolo de investigação composto por um questionário sociodemográfico e de utilização do Facebook e três medidas de avaliação: Escala de Autoestima de Rosenberg, Neo-FFI e o Modelo de Thadani e Cheung. Os resultados mostraram que os participantes com menor dependência do FB, apresentam maior autoestima. Foi possível concluir também que os sujeitos com maior abertura à experiência apresentam diferenças significativas no que diz respeito ao tempo despendido no FB. Os sujeitos com elevados valores de extroversão, têm um maior número de amigos no FB e, por fim, os participantes com mais amigos no FB, apresentam menor autoestima.The present investigation had as main goal to understand how self-esteem, personality traits and dependency of the social network called Facebook (FB) interact and influence each other. A convenience sample was used, built by two hundred and ninety six (296) individuals, all of which are active FB users. One hundred and twenty three (123) are male and the other one hundred and seventy three (173) are female. The age average stands by 25,61 (DP=4,11), given that the age gap of the individuals had to be between eighteen (18) and thirty five (35) years of age. An investigation protocol was set up, built by a socialdemographic and FB usage questionnaire plus three (3) units of assessment measures: Rosenberg's self-esteem scale, the NEO-FFI and the Thadani and Cheung Model. The results have shown that individuals with less FB dependency have a greater self-esteem index. Individuals who are more open to the experiment have shown various results when it comes to dedicated time to FB and those who have many FB connections appear to have a greater extroversion index but on the other hand, a lesser self-esteem one.
Descrição: Orientação: Bárbara Gonzalez
URI: http://hdl.handle.net/10437/7229
Data: 2016


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TESE - Ana Marta Da Silva Almeida Vitória 2.pdf 938.8Kb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

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