As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação

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Title: As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
Author: Araújo, Maria José de
Abstract: Neste estudo temos como objetivo investigar as conceções dos professores da educação de infância acerca das políticas públicas para as altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e quais discursos sobre altas habilidades/superdotação estão se materializando nas políticas públicas inclusivas. Para este foco temático buscou-se informações com professores de um Centro Municipal de Educação de Infância, de uma Creche Municipal e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. As referidas instituições de ensino estão localizadas na região metropolitana do Recife e estão vinculadas à Secretaria de Educação do Recife. Utilizamos uma investigação qualitativa. A base teórica elencou-se em três categorias: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação e Políticas Educacionais Inclusivas, trabalhadas na Análise de Discurso (AD). Realizamos uma entrevista individual com os professores das unidades educacionais participantes e chegamos à conclusão que o fenômeno das altas habilidades/superdotação é pouco conhecido no meio docente e que há uma lacuna de formação tanto na graduação quanto na formação continuada, fator que dificulta tanto a identificação das altas habilidades/superdotação quanto a proposição de atividades no atendimento educacional especializado aos estudantes cuja invisibilidade estatística no Censo Escolar da Educação Básica se reflete nas políticas públicas pouco efetivas, negando o direito de uma educação de qualidade a todos conforme preconizam as leis.The objective of this study is to investigate school teacher's awareness of public politics for high abilities and intellectual giftedness of children in the Municipal Education Network from the city of Recife and wich speeches about high abilities and intellectual giftedness are materializing in inclusive public politics. Teachers from a Municipal Center of Child Education, from a Municipal Day Care and from an Activity Center of High Abilities/Intellectual Giftedness offered information on this presented subject. Those institutions of education are localized at the metropolitan area of Recife and are linked to Recife’s Office of Education. This work presents a qualitative investigation. The presented theory was listed in three different categories: Inclusive education, high abilities/intellectual giftedness and inclusive politics on education, worked in discourse analysis. We individually interviewed each teacher at their educational institutions and we concluded that the phenomenon of high abilities and intellectual giftedness are poorly known among teachers and that there is a gap in both graduation and professional formation of teachers. For this reason, it is hard to identify individuals with high abilities and intellectual giftedness. It is also hard to propose activities when addressing those invisible students under the Scholar Census of Basic Education, this difficulty is reflected in poorly effective public politics. Finally, it denies the right of a good education for everyone, as stated by the law.
Description: Orientação : Maria Eduarda Margarido Pires
URI: http://hdl.handle.net/10437/7159
Date: 2016


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