O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral

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O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral

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dc.contributor.advisor Camilo, Cristina, orient.
dc.contributor.author Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente
dc.date.accessioned 2016-07-15T10:43:33Z
dc.date.available 2016-07-15T10:43:33Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/7131
dc.description Orientação: Cristina Camilo pt
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral. Foi utilizada uma amostra composta por 48 cuidadores. O protocolo de investigação foi composto por questionário sociodemográfico e as seguintes medidas: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008);Escala de Autoeficácia do Cuidador – EAEC (adaptação de Mata, 2012); Questionário de Partilha Social das Emoções construído para este estudo, tal como o teste de Literacia em Saúde – Paralisia Cerebral. Os resultados indicaram que a partilha social é uma estratégia de regulação emocional eficaz e que a sua utilização se associa a níveis elevados de bem- estar psicológico. Verificou-se ainda uma relação entre a autoeficácia e o bem-estar. pt
dc.description.abstract This study aimed to evaluate the impact of social sharing of emotion, self-efficacy and health literacy on well-being of caregivers of children and young people with cerebral palsy. A sample was used consisting of 48 caregivers. The research protocol consisted on a sociodemographic questionnaire and the following measures: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008); Scale for Caregiving Self-Efficacy - SCSE (adaptation from Mata, 2012), Social Sharing questionnaire of Emotions and a test of Health Literacy – Cerebral Palsy, both built for this study. The results of this paper showed that social sharing of emotion is an effective emotional regulation strategy and its use is associated with high levels of psychological well-being. The results also showed a relationship between self-efficacy and well-being. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE pt
dc.subject PSICOLOGIA pt
dc.subject PSICOLOGIA DA SAÚDE pt
dc.subject CRIANÇAS DEFICIENTES pt
dc.subject JOVENS DEFICIENTES pt
dc.subject PARALISIA CEREBRAL pt
dc.subject CUIDADOS DE SAÚDE pt
dc.subject INTERAÇÃO SOCIAL pt
dc.subject BEM-ESTAR pt
dc.subject AUTO-EFICÁCIA pt
dc.subject COMPORTAMENTO EMOCIONAL pt
dc.subject LITERACIA EMOCIONAL pt
dc.subject SAÚDE pt
dc.subject AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA pt
dc.subject TESTES PSICOLÓGICOS pt
dc.subject MHC-SF (ESCALA...) pt
dc.subject EAEC pt
dc.subject PSYCHOLOGY en
dc.subject HEALTH PSYCHOLOGY en
dc.subject YOUNG PEOPLE WITH DISABILITIES en
dc.subject CEREBRAL PALSY en
dc.subject HEALTH CARE en
dc.subject SOCIAL INTERACTION en
dc.subject WELLNESS en
dc.subject SELF EFFICACY en
dc.subject EMOTIONAL BEHAVIOUR en
dc.subject EMOTIONAL LITERACY en
dc.subject HEALTH en
dc.subject PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT en
dc.subject PSYCHOLOGICAL TESTS en
dc.title O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201250314


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FilipaRamos_TeseFinalDefesa.pdf 1.114Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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