Estudo das lesões decorrentes de atropelamento em cães

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Estudo das lesões decorrentes de atropelamento em cães

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Title: Estudo das lesões decorrentes de atropelamento em cães
Author: Correia, Francisco Roberto Gomes
Abstract: Em cães, os traumatismos decorrentes da colisão por veículos a motor são comuns. As lesões implicadas neste tipo de acidente podem extender-se desde a um órgão ou sistema a múltiplos sistemas. O objetivo deste trabalho foi o de comparar e determinar a prevalência de lesões em acidentes por veículos a motor e a sua relação com a evolução clínica. Neste estudo, foram incluídos 82 cães que sofreram atropelamento. Os dados clínicos destes animais foram analisados de forma a identificar as lesões decorrentes do acidente, bem como a evolução dos mesmos após a sua abordagem diagnóstica e terapêutica. A população estudada foi composta por 46 machos e 36 fêmeas, sendo que 31 eram jovens, 42 adultos e 9 geriátricos. Os cães mais afetados eram de raça indeterminada e de raça Labrador Retriever. De entre os animais estudados, 9 cães foram atropelados pelo dono. Quanto à presença de lesões, 12 animais não apresentaram lesões visíveis ao exame clínico ou radiográfico, 44 cães tinham lesões nas extremidades, 19 no tórax, 16 na região pélvica, 9 no abdómen, 7 na cabeça, 4 na coluna vertebral e 1 no pescoço. 8 cães apresentaram-se dispneicos, 7 tinham contusão pulmonar, 3 pneumotórax, 1 hemotórax e 6 lesões intra-abdominais. Em relação á evolução dos mesmos, 58 foram internados, 68 sobreviveram, 9 faleceram devido às lesões identificadas e 5 foram eutanasiados. Assim, as lesões ortopédicas foram as mais comuns e, em particular, nas extremidades, seguidas do tórax e pélvis. Lesões intra-torácicas comuns foram contusão pulmonar e pneumotórax. O sinal comum de presença de lesão abdominal foi hemoperitoneu. A pélvis foi o osso mais fraturado. A luxação mais comum foi na articulação coxofemoral. A mortalidade foi baixa em internados. A taxa de sobrevivência foi alta em lesões ligeiras e moderadas, sendo que todos os cães que morreram tinham lesões graves.In dogs, traumas caused by a collision with a motor-vehicle are common. The injuries implicated in this kind of accident can extend from an organ or a system to multiple systems. The objective of this study was to compare and determine the prevalence of injuries in accidents by motor-vehicles and its relation with the clinical evolution. In this study, 82 dogs that suffered a run over were included. The clinical data of these animals were analysed in order to identify the injuries from the accident, as well as their evolution after the diagnostic approach and therapy. The studied population was composed by 46 males and 36 females, being that 31 were youngs, 42 adults and 9 geriatrics. The most affected dogs were mixed-breed dogs and Labrador Retrievers. Among the animals studied, 9 dogs were run over by the owner. As for the presence of injuries, 12 animals were presented without any injuries visible at the clinical or radiographic exam, 44 dogs had injuries on the extremities, 19 in thorax, 16 in the pelvic region, 9 in abdomen, 7 in the head, 4 in the vertebral column and 1 in the neck. 8 dogs were presented dyspneic, 7 had pulmonary contusion, 3 pneumothorax, 1 hemothorax and 6 with intraabdominal injuries. Regarding the clinical evolution, 58 were hospitalized. 68 dogs survived, 9 died by the injuries and 5 were euthanized. Therefore, orthopaedic injuries were the most common, and in particular, in the extremities, followed by thorax, and pelvis. Most common intrathoracic injuries were pulmonary contusion and pneumothorax. The common signal of presence of abdominal injury was hemoperitoneum. The pelvis was the most fractured bone. The most dislocated joint was the coxofemoral joint. The mortality was low when hospitalized. The survival rate was high in minor and moderate injuries, being that all dogs that died had severe injuries.
Description: Orientação : João Filipe Requicha ; co-orientação : Henrique Armés
URI: http://hdl.handle.net/10437/7043
Date: 2016


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Dissertação - Francisco Correia.pdf 1.039Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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