A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia

DSpace/Manakin Repository

A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia

Apresentar o registro completo

Título: A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
Autor: Curado, Maria Fernanda de Sousa
Resumo: O tema proposto para a Dissertação do Mestrado decorre da necessidade do Município de Vila Nova de Gaia avaliar a perceção dos professores relativamente ao impacto das AECS na vida e desenvolvimento das escolas. Salienta-se a importância das AEC através da análise dos seus resultados ao longo destes anos, da observação e evolução ao longo da sua história. A metodologia adotada foi a qualitativa e quantitativa, na medida em que se reporta, por um lado, à análise documental e de dados obtidos em entrevistas e, por outro, a questionários que permitiram o estudo do clima escolar e da participação dos professores, da identidade socioprofissional dos professores das AEC e da relação entre os professores das AEC e a comunidade escolar e que foram, numa fase posterior, sujeitos ao tratamento estatístico e que permitiu discutir os resultados e fazer as devidas inferências. As conclusões apresentadas serão uma forma de contribuir para a compreensão mais efetiva desta temática, para nela poder intervir de forma mais sustentada, promovendo cada vez mais a evolução das AEC em Vila Nova de Gaia.The proposed theme for the Masters Dissertation arises from the need of the municipality of Vila Nova de Gaia to evaluate the perception of teachers regarding the impact of AECS in life and school development. The importance of AEC is highlighted through the analysis of their results over the years and also through the observation and evolution throughout its history. The methodology adopted was both qualitatively and quantitatively, in which it refers, on one hand, to document analysis and data gathered through interviews and, one other hand, to questionnaires. That allowed us to study the school environment, teachers’ engagement, the socio-professional identity from AEC’s teachers and the relationship between AEC’s teachers and the school community. That data went through a statistical process that allowed us to discuss the results and make appropriate inferences. The gold of the conclusions is to contribute to a more effective understanding of this issue, and therefore to intervene in a more sustained manner, increasingly promoting the evolution of AEC in Vila Nova de Gaia.
Descrição: Orientação : Paula Campos
URI: http://hdl.handle.net/10437/7026
Data: 2015


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
Dissertação - Fernanda Curado.pdf 3.365Mb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta