Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade

DSpace/Manakin Repository

Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, José Bernardino, orient.
dc.contributor.author Feliciano, Mariana Carolina Ferreira
dc.date.accessioned 2016-03-31T15:10:17Z
dc.date.available 2016-03-31T15:10:17Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6882
dc.description Orientação: José Bernardino Duarte pt
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como finalidade analisar os aspetos interculturais em uma coleção de livros didáticos de Língua Inglesa, desenvolvida para acatar os critérios do PNLD. Para isso, utilizamos o conceito de interculturalidade (Fleuri, 2005) e a noção de educação intercultural proposta por Candau (2008). Este trabalho insere-se em um cenário em que a Língua Inglesa apresenta um número cada vez maior de falantes, nas mais diferentes partes do mundo, o que nos faz pensar sobre o impacto dessa língua na produção e na qualidade desses materiais didáticos. Amparamo-nos em uma metodologia qualitativa, utilizamos a Análise do discurso (Orlandi, 2009), abarcando duas etapas. A primeira refere-se à análise das entrevistas proferidas pelos professores e a segunda consiste na análise da coleção em foco com o objetivo de perceber o tratamento dados aos aspetos interculturais. Em meio, a essas discussões, o nosso estudo aponta: a coleção apresenta referências culturais, mas que se apresentam de forma incipiente em alguns aspetos interculturais. Dessa maneira, se faz necessário que o docente planeje e adeque as próprias metodologias de acordo com a realidade do educando, tornando a utilização do livro didático um processo contínuo de reflexão e (re)construção do conhecimento. pt
dc.description.abstract This research aims to analyze the intercultural aspects of a collection of didactic books of English Language, developed to comply with the criteriaof PNLD. For this, we use the concept of intercultural (Fleuri, 2005) and the notion of Intercultural education proposedby Candau (2008). This work is part of a scenario in which the English language has an increasing number of speakers, in many different parts of the world, which makes us think about the impact of this language in the production and the quality of these materials. We baseadedon a qualitative methodology, we used Discourse analysis (Orlandi, 2009), covering two stages. The first refers to the analysis of the interviews given by teachers and the second is the analysis of the focus on collection in order to realize the treatment given to intercultural aspects. Between, these discussions, studies show: the collection features cultural references, but that presents incipient in some intercultural aspects. In this way, it is necessary that teachers plan and fits the methodological own in accordance with the reality of educating, making use of the textbook a continuous process of reflection and (re) construction of knowledge. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject RECURSOS EDUCATIVOS pt
dc.subject LIVROS pt
dc.subject DIDÁTICA pt
dc.subject LÍNGUA INGLESA pt
dc.subject EDUCAÇÃO INTERCULTURAL pt
dc.subject CULTURA pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL RESOURCES en
dc.subject BOOKS en
dc.subject DIDACTICS en
dc.subject ENGLISH LANGUAGE en
dc.subject INTERCULTURAL EDUCATION en
dc.subject CULTURE en
dc.subject EDUCATION en
dc.subject TEACHING en
dc.title Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201233347


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação_Mariana.pdf 5.797Mb PDF View/Open Dissertação de mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account