Conhecimentos dos alunos do 12º ano, de um agrupamento de escolas, sobre os processos de desenvolvimento e manutenção da condição física, tendo em conta o género

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Conhecimentos dos alunos do 12º ano, de um agrupamento de escolas, sobre os processos de desenvolvimento e manutenção da condição física, tendo em conta o género

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Title: Conhecimentos dos alunos do 12º ano, de um agrupamento de escolas, sobre os processos de desenvolvimento e manutenção da condição física, tendo em conta o género
Author: Pires, Elisabete Ferreira
Abstract: A prática de atividade física é fundamental em todo o processo de desenvolvimento do jovem aluno, sendo a escola o local privilegiado para adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, pois é o sítio onde passam a maior parte do seu tempo. O propósito da presente investigação foi verificar os conhecimentos que os alunos apresentam, relativamente à prática de atividade física e aos benefícios assocados à saúde, em relação ao género. A amostra foi constituída por 81 discentes (36 raparigas e 45 rapazes) com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, que frequentavam o 12.º ano de escolaridade. Os resultados sugerem que a percentagem de atividade física organizada pelas raparigas é inferior à dos rapazes. No que respeita aos conhecimentos sobre os diferentes tipos de exercício, os benefícios da prática de atividade física para a saúde e a importância da educação física no currículo escolar, não existem diferenças significativas em relação ao género, verificando-se que os alunos não apresentam conhecimentos relacionados com as recomendações de prática regular de atividade física e com os benefícios para a saúde associados a um estilo de vida ativo e saudável.Regular physical activity is crucial for a child’s development and schools are the right places in the adoption of a healthy and active lifestyle, because it’s where they spend most of their time. The purpose of this research was to verify the knowledge that students have, in relation to physical activity and the benefits to health-related, in relation to the gender. The sample was composed by 81 students (36 girls and 45 boys) aged between 17 and 21 years, that attended last year of secondary school. The results suggest that the percentage of physical activity organised by girls is lower than for boys. With regard to the knowledge on the different types of exercise, the benefits of physical activity for health and the importance of physical education in the school curriculum, there are no significant differences in relation to gender. This research suggests that the students do not demonstrate knowledge related to the recommendations of the regular physical activity and with the health benefits associated with an active life-style and healthy.
Description: Orientação : Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6859
Date: 2015


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Tese de Mestrado - Elisabete Pires COM JURI.pdf 783.5Kb PDF View/Open

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