A Criminalidade Infanto-Juvenil : intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem a Medida Tutelar Educativa

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A Criminalidade Infanto-Juvenil : intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem a Medida Tutelar Educativa

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Title: A Criminalidade Infanto-Juvenil : intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem a Medida Tutelar Educativa
Author: Furtado, Elisangela Semedo
Abstract: A criminalidade constitui uma prática anti–social capaz de impedir o desenvolvimento, progresso, paz e tranquilidade social. Por essa razão, a mesma, necessita de uma atenção especial por parte dos governantes, escolas, centros de formação profissional, psicólogos, sociólogos, ONG, Igrejas e pessoas coletivas. Pelo facto de se tratar do comportamento humano, que deve ser guiado constantemente pelas normas sociais, urge a necessidade dos jovens serem educados, reeducados e reintegrados pelas instituições. Neste âmbito, o estudo que apresentamos é uma investigação que se intitula Criminalidade Infanto-Juvenil tendo como principal objetivo analisar quais as Medidas Estratégicas de Intervenção na área do Serviço Social face a este problema (Criminalidade Juvenil) e também analisar os Tipos de Intervenção que constam e são recomendados num Projeto Educativo do Centro Educativo Padre António de Oliveira na Recuperação dos Jovens delinquentes e verificar se os Egressos testemunham mudanças e elencar as boas práticas e as menos boas práticas. Para alcançar o conhecimento sobre esta problemática, utilizamos a metodologia qualitativa, tendo o estudo empírico sido desenvolvido com base na observação descritiva dos contextos onde os jovens estão a cumprir medidas educativas em regime fechado e recolheu-se, através da entrevista, a opinião de uma pessoa responsável pelo Centro Educativo em questão que, com o seu testemunho, fornece uma visão pessoal sobre a problemática em estudo e a forma como a Instituição a enfrenta, ajudando a compreendê-la na sua totalidade. No que concerne à investigação, o estudo tinha como objetivo analisar 4 fontes: os documentos estruturantes da intervenção em um centro educativo, O Regulamento Interno (RI), que elabora todo o funcionamento do centro, o Projeto de Intervenção Educativa (PIE), documentos que estruturam e organizam a intervenção educativa, a observação direta feita no centro, bem como a entrevista a uma Responsável pelo Centro.Crime is a anti-social practice able to prevent the development, progress, peace and social tranquility. For this reason, the same, requires special attention by governments, schools, vocational training centers, psychologists, sociologists, NGOs, Churches and legal persons. For the fact that it is human behavior, that must be constantly guided by social norms, there is an urgent need for young people to be educated, re-educated and re-integrated in the institutions. In this context, the present study is an investigation that is entitled Crime Children and Youth with the main objective to analyze which the Strategical measures of Intervention in the area of Social tackle this problem (Juvenile Crime) and also analyze the types of intervention that included and are recommended in an educational project of the Education Center Padre António de Oliveira in Recovery Youth offenders and check if the witness changes Graduates and rank the best practices and less good practice. To attain knowledge about this issue, we used a qualitative methodology, and the empirical study was developed based on the observation of descriptive contexts where young people are fulfilling educational measures in a closed and collected through the interview, the opinion of a person responsible for the Educational Centre concerned that with his testimony, provides a personal view on the issue under study and how the institution faces, helping to understand it in its entirety. With regard to research, this study aimed to analyze four sources: documents structuring intervention in an educational center, the Internal Regulation (IR), which elaborates the overall operation of the center, the Educational Intervention Project (IPP)documents that structure and organize the educational intervention, direct observation made in the center as well as an interview with Head of the Center.
Description: Orientação : Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6853
Date: 2014


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