Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais : inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal

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Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais : inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal

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dc.contributor.author Sabino, Ana Nascimento
dc.contributor.author Lopes, Albino
dc.contributor.author Nogueira, Fernanda
dc.date.accessioned 2016-02-23T12:56:03Z
dc.date.available 2016-02-23T12:56:03Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.issn 1646-401X
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6841
dc.description.abstract O sistema educativo superior português, caracterizado pela sua natureza binária, tem sofrido inúmeras alterações, nomeadamente em 2009, quer ao nível da sua natureza, como da organização das carreiras docentes e funções associadas. O sentido das reformas é o da aproximação entre o ensino universitário público (EUP) e o ensino politécnico público (EPP). Não basta, porém, acentuar as mudanças por decreto. Importa ter igualmente em conta factores determinantes para a sua competitividade. Destaca-se, a emergência do comprometimento organizacional, da satisfação com o trabalho e das estratégias comportamentais. Objetivo: Foi nosso objetivo verificar se existem diferenças entre dos dois subsistemas de ensino nos três constructos em análise. Métodos: Com recurso a uma metodologia quantitativa foram utilizadas diferentes abordagens estatísticas, tais como testes de hipóteses e a análise multigrupos. Resultados: Numa amostra composta por 756 profissionais, docentes e não docentes, do ensino superior público português, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos três constructos em análise, por parte dos colaboradores EUP e EPP. Conclusão: Os resultados revelaram uma tendência de aproximação entre os dois subsistemas emergindo, assim, um conjunto de desafios a vários níveis a estas instituições nomeadamente em relação ao seu posicionamento societal bem como aos deveres, responsabilidades e direitos dos profissionais que as compõem. pt
dc.description.abstract The Portuguese higher education system is characterized by its binary nature. Since 2009 this system has been suffering many changes in terms of nature, the teaching careers and their management responsibilities. Thus, there has been a approximation between the public university education (PUE) and public polytechnics education (PPE). We also must consider the constructs that led to the organizations’ competitiveness, such as the organizational commitment, job satisfaction and behavioral strategies. Aim: The aim of this study is to see if there are differences between the two educational subsystems in the three constructs under analysis. Method: We used a quantitative methodology through the adoption of different statistical approaches; Results: In a sample of 756 professionals, teachers and staff, of the Portuguese public higher system, there are no statistically significant differences between universities and the polytechnics in the level of organizational commitment, job satisfaction and behavioral strategies. Conclusion: The results show a rapprochement between the two subsystems thus emerging a number of challenges at various levels to these institutions in particular in relation to their societal position and the duties, responsibilities and rights of their employees. en
dc.description.abstract Le système d’enseignement supérieur portugais, caractérisé par sa nature binaire, a subi de nombreux changements, en particulier en 2009, tant en termes de sa nature, que l’organisation de l’enseignement et les fonctions associées à la carrière. La réforme va dans le sens de l’approximation l’université publique (EUP) aux écoles polytechniques publiques (EPP). Il ne suffit pas, cependant, de souligner les changements par décret. Il devrait également prendre en compte des facteurs qui déterminent sa compétitivité tels que l’engagement organisationnel, la satisfaction au travail et les stratégies comportementales. Objectif: déterminer s’il existe des différences entre les deux sous-systèmes éducatifs au niveau des trois construits en cours d’analyse. Méthode: A partir d’une méthodologie quantitative out été utilisées différentes approches statistiques telles que les tests d’hypothèses et d’analyse multi groupes. Résultats: D’après dans un échantillon de 756 professionnels, enseignants et personnel d’appris, l’enseignement supérieur public portugais ne présente pas de différences statistiquement significatives dans les trois construits en cours d’examen à l’EUP et de l’EPP. Conclusion: Les résultats ont montré une tendance de rapprochement entre les deux sous-systèmes émergents ainsi que d’une certain nombre de défis à différents niveaux des institutions étudiées, en particulier par rapport à leur positionnement dans la société et les fonctions, les responsabilités et les droits des professionnels qui les composent. fr
dc.description.abstract El sistema de educación superior portugués, caracterizado por su naturaleza binaria, ha sufrido muchos cambios, sobre todo en 2009, tanto en términos de su naturaleza, como la organización de la enseñanza y funciones asociadas a sus carreras. El sentido de la reforma es el acercamiento entre la universidad pública (EUP) y las escuelas politécnicas públicas (EPP). No es suficiente, sin embargo, hacer cambios por decreto. También se debe tener en cuenta factores que determinan su competitividad. Si pude destacar, por ejemplo, la aparición del compromiso organizacional, la satisfacción con el trabajo y las estrategias comportamentales. Objetivo: Nuestro objetivo fue determinar si existen diferencias entre los dos subsistemas educativos en los tres constructos bajo análisis. Métodos: Utilizando la metodología cuantitativa se utilizaron diferentes métodos estadísticos tales como la comprobación de hipótesis y las análisis multigrupos. Resultados: En una muestra de 756 profesionales, profesores y no profesores, del sistema de educación superior portugués, no hay diferencias estadísticamente significativas en las tres construcciones en revisión, nos dos sistemas de educación. Conclusión: Los resultados mostraron una tendencia de acercamiento entre los dos subsistemas así emergentes una serie de desafíos en diversos niveles a estas instituciones, en particular en relación con su posición social y las funciones, responsabilidades y derechos de los profesionales que las componen. sp
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION pt
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.subject ENSINO POLITÉCNICO pt
dc.subject POLYTECHNIC EDUCATION en
dc.subject SATISFAÇÃO PROFISSIONAL pt
dc.subject PROFESSIONAL SATISFACTION en
dc.subject COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL pt
dc.subject ORGANIZATIONAL BEHAVIOUR en
dc.subject COMPROMISSO ORGANIZACIONAL pt
dc.subject ORGANIZATIONAL COMMITMENT en
dc.title Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais : inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal pt
dc.type article pt


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