O contributo do serviço de apoio domiciliário para a qualidade de vida em meio rural e em meio urbano

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O contributo do serviço de apoio domiciliário para a qualidade de vida em meio rural e em meio urbano

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Título: O contributo do serviço de apoio domiciliário para a qualidade de vida em meio rural e em meio urbano
Autor: Toscano, Anabela Lopes
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Comunitário Paroquial de Famões e na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Ferrinhos”. A parte teórica do presente trabalho incidiu sobre o envelhecimento. A parte da investigação contemplou a caracterização de cada uma das instituições bem como do meio urbano e rural, tendo sido feitas entrevistas tanto aos idosos como às coordenadoras técnicas (Assistente Social e Educadora Social) do Serviço de Apoio Domiciliário. Devido às alterações demográficas ocorridas nas últimas décadas, Portugal debate-se com uma subida no seu número de idosos, o que se tem vindo a traduzir numa necessidade de respostas sociais adequadas. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social considerada por muitas pessoas em situação de dependência como uma forma de continuarem inseridas no seu meio habitual de vida, rodeadas dos seus afetos e pertences, dando-lhes a possibilidade de conviverem com os colaboradores e voluntários que se deslocam ao seu domicílio, constituindo para muitas dessas pessoas a sua única ligação com o exterior. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o contributo do Serviço de Apoio Domiciliário para a melhoria da sua qualidade de vida, na perspetiva dos utentes de dois Serviços de Apoio Domiciliário (localizados em zonas distintas, sendo um considerado em zona urbana e o outro em zona rural), tentando, ao mesmo tempo perceber se os mesmos se sentem satisfeitos com o tipo de serviços que lhes é prestado. Foi utilizada uma metodologia qualitativa que contemplou entrevistas tanto aos idosos da amostra como às coordenadoras (assistente social e educadora social) dos dois SAD selecionados, bem como observação participante e recolha de dados documentais. Do estudo feito, verificou-se a existência de um bom nível de satisfação no grupo de idosos no que se refere à sua satisfação com os serviços prestados em apoio domiciliário por ambas as instituições. O grau de satisfação manifestado é bom, sendo de salientar que o tipo de serviço prestado nas instituições vai ao encontro das necessidades dos utentes promovendo a sua qualidade de vida, quer seja localizado em zona urbana, quer seja em zona considerada rural.     This study was developed in the Centro Comunitário Paroquial de Famões and in the Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Ferrinhos”. The theoretical part of this work focused on aging. Part of the research included the characterization of each of the institutions as well as the urban and rural areas; interviews have been made both seniors and the technical coordinators (Social Worker and Social Educator) of the Home Support Service. Due to demographic changes in recent decades, Portugal is facing an increase in their number of elderly people, which has been translated into a need for appropriate social responses, among which stand out the Home Support Services. The Home Support Service is thus a social response that is considered by many people in situations of dependency as a way to continue entered in their usual way of life, surrounded of their affections and belongings, and at the same time, giving them the opportunity to socialize with employees and volunteers traveling to their home, or even to for many of these people their only link with the outside. The aim of this study underwent evaluate the contribution of Home Care Services to improve their quality of life, from the perspective of users of two Home Support Services (located in different areas, one considered in urban area and the other in area rural), trying at the same time to understand if they are satisfied with the type of services provided to them. As a data collection tool was used the semi-structured interview with the study supported by a sample of 5 users. Has also been prepared an interview to the social workers from each of the institutions. The results indicate favorable responses at the level of user satisfaction.
Descrição: Orientação: Aida Ferreira
URI: http://hdl.handle.net/10437/6777
Data: 2015


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