Produção de material didático impresso para a modalidade a distância : um estudo sobre a qualidade dos materiais produzidos nas Universidades públicas do Estado do Maranhão

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Produção de material didático impresso para a modalidade a distância : um estudo sobre a qualidade dos materiais produzidos nas Universidades públicas do Estado do Maranhão

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Title: Produção de material didático impresso para a modalidade a distância : um estudo sobre a qualidade dos materiais produzidos nas Universidades públicas do Estado do Maranhão
Author: Queiroz, Francilene Duarte Santos
Abstract: A Educação a Distância (EaD) tem sido concebida nas Instituições de Ensino Superior (IES), como modalidade com grande potencial para favorecer a democratização do ensino público. Em 2012, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Brasil ultrapassou a marca de um milhão de alunos matriculados em cursos de graduação na modalidade a distância. No centro desta expansão existem vários fatores que precisam ser considerados na oferta de cursos a distância, dentre eles o material didático que é produzido para este segmento. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de produção e a qualidade do material didático para EaD, tomando como estudo os cursos de licenciatura na modalidade a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, ofertados pela Universidade ALFA (UNIALFA), o Universidade GAMA (UNIGAMA) e a Universidade BETA (UNIBETA). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter analítico e descritivo. Para o seu desenvolvimento foram utilizados os livros didáticos elaborados para EaD dos cursos de: Pedagogia, Filosofia, Matemática, Química e Informática (um quantitativo de 36 apostilas) onde se utilizou a pesquisa documental e ficha de análise. Além disto, procedeu-se a um questionário com um total de 16 professores autores para identificação de aspectos relacionados à produção do material didático. A base teórica do trabalho aponta as principais questões conceituais para o desenvolvimento de materiais impressos. Para vencer as dificuldades identificadas tais como: a elaboração do material didático impresso, considerando sua abrangência interdisciplinar; falta de preparação prática do docente para com a escrita, considerando que o perfil do aluno a distância é diferente do aluno presencial; como também uma melhor formação dos professores para o uso das tecnologias. O resultado final da análise dos itens investigados constatou que a avaliação das Instituições (de modo geral) apresentaram potencialidades e fragilidades com maior percentual de conformidade nos critérios de conteúdo e linguagem dos materiais didáticos analisados. Com isto identifica-se a necessidade de estudos mais aprofundados, por parte dos autores e a criação de cursos de formação para professores-autores, principalmente no que concerne a elaboração de materiais impressos para EaD.The Distance Learning (DL) has been designed in Higher Education Institutions (HEIs), as a modality with great potential to promote the democratization of public education. In 2012, the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP), Brazil surpassed the mark of one million students enrolled in undergraduate courses in the distance. At the heart of this expansion there are several factors that must be considered in the provision of distance learning courses, including the teaching material that is produced for this segment. This research aimed to investigate the production process and the quality of teaching materials for distance education, taking as study the degree courses in the distance, in the context of the Open University of Brazil, offered by the University ALFA (UNIALFA), the University RANGE (UNIGAMA) and the University BETA (UNIBETA). The research is characterized as a case study of analytical and descriptive. For its development we used the textbooks designed for distance education courses in: Education, Philosophy, Mathematics, Chemistry and Informatics (quantitative 36 booklets) which we used the desk research and analysis form. In addition, it proceeded to a questionnaire with a total of 16 authors teachers to identify aspects related to the production of teaching materials. The theoretical basis of the work points out the main conceptual issues for the development of printed materials. To overcome the difficulties identified such as: the preparation of printed educational materials, considering its interdisciplinary scope; lack of practical preparation for the teaching with writing, considering the profile of the distance student is different from student attendance; but also better training of teachers for the use of technologies. The end result of the analysis of the investigated items found that the assessment of the institutions (generally) had strengths and weaknesses with the highest percentage of compliance criteria of content and language of teaching materials analyzed. With this identifies the need for further studies, by the authors and the creation of training courses for teachers, authors, particularly regarding the development of printed materials for distance education.
Description: Orientação : João Batista Bottentuit Junior
URI: http://hdl.handle.net/10437/6769
Date: 2015


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