Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de ciência

DSpace/Manakin Repository

Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de ciência

Show full item record

Title: Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de ciência
Author: Silva, Valéria Diniz da
Abstract: O conhecimento científico é fundamental quando se refere ao currículo sobre o ensino de Ciências, no entanto, torna-se imprescindível considerar o processo no qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz; ou seja, permitir ao educando a construção de uma aprendizagem significativa. Parte daí a preocupação da escola a buscar novos meios para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa tem sido constante nos tempos atuais, podendo-se encontrar vários tipos de pesquisas nesta área. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre o uso das TIC como instrumento didático–pedagógico em duas instituições da rede pública de ensino envolvendo oito professores, dois coordenadores e dois gestores de escola. De acordo com os resultados da pesquisa é possível concebermos uma aprendizagem significativa vivenciada através do desenvolvimento da autonomia, da interação e da mediação. Destaca-se a relevância de novas investigações e aprofundamentos de políticas educacionais, visando contribuir para um ensino de qualidade, no qual as TIC sejam aliadas na efetiva construção de aprendizagens significativas. Esta investigação trata-se de uma descrição qualitativa, Cujo aporte teórico utilizou as categorias aprendizagem significativa, ensino de ciências e TIC.Scientific knowledge is crucial when it refers to the curriculum for the teaching of Science and Biology. However, it is essential to consider the process in which new knowledge is related in a non-arbitrary and substantive way to the learner's cognitive structure that is, allowing the student to build a meaningful learning. Hence school’s concern on seeking new ways to improve the quality of teaching and learning. Information and Communication Technologies as facilitators of meaningful learning has been constant in the present times, can find various types of research in this area. The objective of this work is to make an analysis about the use of ICT as a didactic and pedagogical tool in two educational public institutions involving eight teachers, two coordinators and two school managers. According to the survey results, it is possible to conceive a lived meaningful learning through the development of autonomy, interaction and mediation. It emphasizes the importance of new and deeper investigations of educational policies in order to contribute to quality education, in which ICT is combined with the effective construction of meaningful learning. This research it is a qualitative description, whose theoretical framework used the categories meaningful learning classes, science education and ICT.
Description: Orientação: Dulce Maria Morais Franco
URI: http://hdl.handle.net/10437/6746
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
Valéria Diniz_format.pdf 1.188Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account