Diferenciação curricular e pedagógica e dificuldades de aprendizagem no 1.º CEB

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Diferenciação curricular e pedagógica e dificuldades de aprendizagem no 1.º CEB

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Título: Diferenciação curricular e pedagógica e dificuldades de aprendizagem no 1.º CEB
Autor: Gonçalves, Eduardo Jorge de Almeida
Resumo: Esta é uma tese que terá que ser compreendida num tempo em que nas escolas o reconhecimento da diversidade dos alunos se tornou uma necessidade formativa e pedagógica. Pode afirmar-se que esta é a principal razão que justifica o facto de este trabalho abordar a diferenciação curricular e pedagógica como a sua problemática de referência, ainda que seja necessário evidenciar a articulação que se estabelece entre esta problemática e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Não sendo uma tese sobre dificuldades de aprendizagem, é uma tese que parte destas mesmas dificuldades para promover a reflexão sobre as conceções e práticas de diferenciação nas escolas e desenvolver um projeto de investigação em turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Isto não significa, contudo, que circunscrevemos a diferenciação curricular e pedagógica às dificuldades de aprendizagem dos alunos, mas apenas que defendemos que a partir destas dificuldades se torna possível analisar de forma credível e sustentada a temática da diferenciação em contextos educativos formais. Realizado o estudo num agrupamento de escolas do norte litoral de Portugal, o qual envolveu 21 turmas de todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico deste agrupamento, constatou-se, em termos globais, que há uma tensão estruturante, nos contextos que foram objeto de pesquisa, entre condições e propostas de diferenciação curricular e pedagógica que parecem constituir-se como fatores de inclusão escolar e as condições e propostas que parecem subordinar-se, pelo contrário, à lógica das pedagogias compensatórias e remediativas. Não sendo possível extrapolar dados ou enunciar generalizações abusivas a partir do estudo que produzimos, pode-se, no entanto, considerar que o mesmo nos fornece indicações úteis acerca dos obstáculos, das dificuldades e, igualmente, das potencialidades dos projetos de intervenção educativa que as escolas de hoje se confrontam com alunos, cujas singularidades obrigam à realização de um trabalho de natureza curricular e pedagógica mais inclusivo e culturalmente mais significativo.This thesis should be understood within a context where the recognition of student diversity in schools has become an educational and training need. It can be said that this is the main reason justifying the fact that this research addresses curricular and pedagogical differentiation as its main issue, although it is necessary to highlight the link between this problem and the students' learning difficulties. Although this thesis does not address learning difficulties, it uses some of them to promote a reflection on the differentiation concepts and practices implemented in schools and to develop a research project with students of the 1st Cycle of Basic Education. This does not mean, however, that we limit pedagogical differentiation to the student's learning difficulties. We merely argue that, based on these difficulties, we can analyse the issue of differentiation in formal educational contexts in a credible and sustainable manner. The results of the study, conducted in a school cluster of the northern coast of Portugal, which involved 21 classes from all the schools of the 1st Cycle of Basic Education of this cluster, generally show that, in the contexts studied, there is a structuring tension between differentiation conditions and proposals that seem to constitute factors for school inclusion and conditions and proposals that, on the contrary, seem to be subject to the logic of compensatory and remedial pedagogy. We can not extrapolate data or outline unfair generalisations from the study we have conducted but we can, however, conclude that it provides useful indications on the obstacles, difficulties and also the potential of the current educational interventionprogrammes directed at students whose singularity requires the implementation of a more inclusive and culturally more significant curricular and pedagogical work.
Descrição: Orientação : Rui Trindade
URI: http://hdl.handle.net/10437/6734
Data: 2013


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