A evolução da inspeção da educação em São Tomé e Príncipe: contributos para a melhoria de qualidade da educação nas escolas

DSpace/Manakin Repository

A evolução da inspeção da educação em São Tomé e Príncipe: contributos para a melhoria de qualidade da educação nas escolas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Clímaco, Maria do Carmo, orient.
dc.contributor.author Soares, Maria Vaz de Oliveira
dc.date.accessioned 2015-11-03T10:37:33Z
dc.date.available 2015-11-03T10:37:33Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6701
dc.description Orientação: Maria do Carmo Clímaco pt
dc.description.abstract Esta investigação desenvolve na reflexão com base no estudo dos modelos de inspeção utilizados em muitos países europeus que têm modernizado os sistemas de regulação das escolas e do ensino.Para tal, a investigação envolve gestores escolares, professores, e educadores, procurando conhecer o ponto de vista dos mesmos relativamente à acção inspetiva na Região Autónoma do Príncipe. Este estudo evidencia a falta de conhecimento dos diferentes atores educativos sobre os procedimentos e metodologias utilizadas pela inspeção. Diferentes atores educativos naquela Região reconhecem que o trabalho da inspeção pode servir de grande contribuição para a melhoria do funcionamento das escolas, caso tiver como finalidade o acompanhamento do trabalho das escolas e, em especial dos professores de acordo com a sua experiência. Os professores continuam se sentindo inseguros e amedrontados com a presença da inspeção, por falta de informação depois da observação das suas atividades, ou seja, o silêncio durante e após a observação das aulas pelos inspetores. Clímaco, (s.d.), no seu artigo: “Na esteira da avaliação externa das escolas: Organizar e saber usar o feedback”, refere como estratégia de grande importância, prestar-se “atenção ao uso que deve ser feito da informação de retorno ou de “feedback” (p.3). Se as falhas dos professores forem desconhecidas pelos mesmos, será impossível definir ou encontrar uma solução para a melhoria das suas práticas letivas, porque ninguém poderá corrigir um erro se desconhece a sua existência. pt
dc.description.abstract This research presents a reflection based onthe inspection models in usein many european countries, along the last decades, following the need to modernize their schooling and regulation systems. For that purpose the research involved school managers, teachers and educators, aiming to now their view point, concerning the inspection practices in S. Tmé and Príncepe. The study puts in evidence the different involved agents' lack of knowledge about the usefull procedures and methodologies to be used. Different education agents, namely teachers in the RAP, recognize that the inspection work can be a strong contribution for the schools improvement, according to their experience. Teachers recognize they feel insecure and fearing the inspectors presence, in their classes, due to their lack of information after their classes being observed. Clímaco (s.d) in her article "Na esteira da avaliação externa: organizar e saber usar o feedback", mentions it as a strategy of great impact needing atention on to how to use it. If teachers do not know which are their weaknesses, it will be impossible to correct what they do not know that exists. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject AVALIAÇÃO DE PROFESSORES pt
dc.subject SUPERVISÃO PEDAGÓGICA pt
dc.subject PRÁTICAS EDUCATIVAS pt
dc.subject ENSINO pt
dc.subject AVALIAÇÃO DO ENSINO pt
dc.subject QUALIDADE DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject TEACHERS en
dc.subject TEACHERS EVALUATION en
dc.subject SUPERVISION en
dc.subject EDUCATIONAL PRACTICES en
dc.subject TEACHING en
dc.subject TEACHING EVALUATION en
dc.subject EDUCATION QUALITY en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.title A evolução da inspeção da educação em São Tomé e Príncipe: contributos para a melhoria de qualidade da educação nas escolas pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201197847


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese_format.pdf 1.375Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account