Gestão democrática de uma escola pública numa visão integrada dos participantes no Conselho Escolar

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Title: Gestão democrática de uma escola pública numa visão integrada dos participantes no Conselho Escolar
Author: Vasconcelos, Dorvalina Maria Maciel de
Abstract: Este estudo analisa a teoria e a prática da gestão escolar, em uma escola pública do município de Garanhuns, Estado de Pernambuco, segundo percepções da equipa gestora, professores, pais e membros do Conselho Escolar. Objetivou-se analisar o processo de gestão democrática dessa escola, liderado pelo gestor escolar, considerando uma visão integrada e articulada dos vários representantes, que participam no seu Conselho Escolar. No percurso investigativo, seguiu-se uma abordagem qualitativa, tendo por base os documentos estruturantes da escola, concretamente o PPP e Regimento Interno. Dada a focalização num contexto específico, trata-se de um estudo de caso. Os dados coletados foram agrupados em categorias, relativas a uma gestão participada, triangulando diferentes percepções. O estudo permitiu constatar que o gestor desempenha um papel imprescindível de líder, garantindo uma gestão democrática. O Conselho Escolar auxilia a gestão participativa, o que proporciona mudanças na organização escolar e na qualidade da educação. Conclui-se que estas melhorias apenas são possíveis pelo envolvimento de todos, incluindo os agentes educativos e os pais.This study examines the theory and practice of school management, in a school in the city of Garanhuns, State of Pernambuco, according to perceptions of the management team, teachers, parents and members of the School Board. This study aimed to analyze the democratic management process, led by the school manager considering an integrated and articulated vision of the various representatives, participating in the School Board at a public school. In researching period, followed by a qualitative approach, based on the structuring documents from school, specifically the PPP and Bylaws. Given the focus on a specific context, it is a case study. Data were grouped into categories relating to a participatory management, triangulating different perceptions. The study allowed see that the manager plays a vital leadership role , ensuring a democratic management . The School Board supports participatory management, which provides changes in school organization and the quality of education. We conclude that these improvements are only possible by the involvement of everyone, including educators and parents.
Description: Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/6697
Date: 2015


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Dorvalina Maciel - Tese FINAL 29 05 2015.pdf 1.135Mb PDF View/Open Tese de Doutoramento

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