Políticas de Ensino Profissional. Projetos dos alunos. Ingresso na vida Ativa ou Prosseguimento de Estudos?

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Políticas de Ensino Profissional. Projetos dos alunos. Ingresso na vida Ativa ou Prosseguimento de Estudos?

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dc.contributor.advisor Clímaco, Maria do Carmo, orient.
dc.contributor.author El Mokhtari, Abderrahman
dc.date.accessioned 2015-07-21T11:23:19Z
dc.date.available 2015-07-21T11:23:19Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6599
dc.description Orientação: Maria do Carmo Clímaco pt
dc.description.abstract As Exigências do mundo de trabalho e o desenvolvimento das sociedades tornaram o ensino profissional uma ferramenta primordial relativamente aos projetos futuros da classe jovem para um futuro melhor. Procurou-se contextualizar esta modalidade de ensino, apresentando algumas ponderações teóricas sobre a sua evolução histórica e sua inserção em contexto europeu. O tema deste estudo enquadra-se na insígnia do ensino profissional no que concerne à relação ensino profissional/emprego/ensino superior e ensino profissional/ingresso no ensino superior. Este trabalho centrou-se numa análise dos dados recolhidos através de um inquérito por questionário dirigido aos alunos. Nesta modalidade de ensino destacam-se, das afirmações dos alunos, fatores importantes como a consolidação das competências de caracter teórico através das aulas práticas e os estágios/formação em contexto de trabalho, para os alunos finalistas. A análise realizada da informação recolhida, permitiu constatar que os alunos finalistas têm perceção que possuem uma preparação sólida tanto para o ingresso no mercado de trabalho como para prosseguimento de estudos superiores. pt
dc.description.abstract The demands of the world of work and the development of societies turned vocational education into a major tool as far as young people and their projects for achieving a better future are concerned. In order to put this teaching method in context, some theoretical approaches on its historical development and its insertion in the European scenario are presented. The theme of this study falls within the scope of vocational teaching regarding the connection vocational teaching/employment/higher education and vocational teaching/access to higher education. This study focused in the analysis of data collected from questionnaires addressed to students. In this teaching method the students’ statements highlight some important factors such as the strengthening of theoretical skills through practical classes and the traineeship/work context training provided to final-year students. The analysis of the collected information brought out the fact that final-year students are aware that their preparation is a solid one, not only for entering the work market, but also for proceeding into higher education. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights closedAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO PROFISSIONAL pt
dc.subject POLÍTICA EDUCATIVA pt
dc.subject LIDERANÇA pt
dc.subject APRENDIZAGEM pt
dc.subject MERCADO DE TRABALHO pt
dc.subject ENSINO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject PROFESSIONAL EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL POLICY en
dc.subject LEADERSHIP en
dc.subject LEARNING en
dc.subject LABOUR MARKET en
dc.subject TEACHING en
dc.title Políticas de Ensino Profissional. Projetos dos alunos. Ingresso na vida Ativa ou Prosseguimento de Estudos? pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201197901


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