Democracia, comunicação e negócio: o crescimento desmesurado da concentração económica

DSpace/Manakin Repository

Democracia, comunicação e negócio: o crescimento desmesurado da concentração económica

Show full item record

Title: Democracia, comunicação e negócio: o crescimento desmesurado da concentração económica
Author: Jones, Daniel E.
Abstract: Neste artigo passa-se em revista a evolução da concentração das indústrias culturais e comunicativas que, ao longo do tempo, foram adquirindo um maior protagonismo na vida política, cultural e económica das sociedades, especialmente das mais desenvolvidas. A interrelação que se deu entre os regimes democráticos e os meios de comunicação, sobretudo desde o século XIX nos países liberais (embora com uma democracia mais restringida do que a actual), entrou em crise. Em traços largos, a crescente mercantilização da actividade cultural, comunicativa e de entretenimento coloca a questão de saber se os actuais macro ou mega grupos comunicativos e multimédia não têm um protagonismo excessivo, que de alguma maneira conviria controlar por parte dos Estados democráticos. Embora com uma visão geral, procurou-se utilizar exemplos do caso espanhol.
URI: http://hdl.handle.net/10437/656
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
jones_democraciacomunicacaonegocio_#1de1.pdf 85.69Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account