Nota Introdutória : necessitamos realmente de Metodologias Qualitativas na Investigação em Educação?

DSpace/Manakin Repository

Nota Introdutória : necessitamos realmente de Metodologias Qualitativas na Investigação em Educação?

Show simple item record

dc.contributor.author Costa, António Pedro
dc.contributor.author Souza, Francislê Neri de
dc.contributor.author Reis, Luís Paulo
dc.date.accessioned 2015-07-07T13:17:17Z
dc.date.available 2015-07-07T13:17:17Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.issn 1646-401X
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6542
dc.description.abstract Embora antropólogos e sociólogos usem os métodos qualitativos há mais de 100 anos, e os teólogos ainda há mais tempo, as primeiras investigações no campo da educação foram essencialmente uma “imitação” das ciências naturais e da psicologia (Bogdan & Biklen, 1994; Lichtman, 2013). Por isso, as primeiras abordagens investigativas em educação tentaram ser de natureza quantitativa, implicando testes de hipóteses e preocupação com análises e generalizações estatísticas. Este cenário foi predominante até à década de 1980 quando os antropólogos começaram a investigar na área de educação de forma mais sistemática. Nesta época surgem, por exemplo, investigadores como Lincoln & Guba (1985) que sugerem que os estudos em educação deveriam ser conduzidos em contextos mais naturais em vez de laboratórios ou em experiências com tentativa de controlo de variáveis. Estes autores referiam-se a estas investigações como sendo “naturalistas” ou “construtivistas”, sendo mais tarde estas designações substituídas por termos como “etnografia” e “fenomenologia” (Neri de Souza, 2006, p.145). pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION pt
dc.subject METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO pt
dc.subject RESEARCH METHODOLOGIES en
dc.subject METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO pt
dc.subject RESEARCH METHODOLOGIES en
dc.subject MÉTODOS QUALITATIVOS pt
dc.subject QUALITATIVE METHODS en
dc.subject INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA pt
dc.subject QUALITATIVE RESEARCH en
dc.title Nota Introdutória : necessitamos realmente de Metodologias Qualitativas na Investigação em Educação? pt
dc.type article pt


Files in this item

Files Size Format View
Nota Introdutória.pdf 52.26Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account